[Guia Completo] Bife de chorizo: por que tão famoso?

Saboroso e mundialmente reconhecido… o bife de chorizo é um sucesso latino americano e aqui você entenderá tudo sobre ele. Explicamos cada aspecto dele, assim você não terá mais dúvida nenhuma sobre esse corte delicioso.

Sucesso nas parrillas, o bife de chorizo argentino é tido por alguns até como um corte melhor que a picanha. Polêmica, né?

Independente se é melhor ou não, o que não dá para negar é que é uma delícia. Por isso, vale a pena experimentar e conhecer melhor suas características. Isso vai te ajudar a saber selecionar um bom bife de chorizo quando for comprar.

Ainda falaremos como fazer, incluindo o vídeo de uma super receita. Você verá também como harmonizar o corte com uma bebida e ao fim do post estará dominando o tema para impressionar com um churrasco de bife de chorizo.

Agora sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

O que é Bife de Chorizo?

É um corte bovino que, junto com o ancho, levou o churrasco argentino ao reconhecimento mundial. Ele é retirado do contra filé, falaremos mais abaixo no post sobre qual parte do boi o chorizo é.

Com uma capa de gordura e um marmoreio de dar água na boca, o bife de chorizo é bastante saboroso e marcante. É comparado por alguns com a picanha, tendo os que inclusive preferem o bife de chorizo.

Fonte/Reprodução: Empório 481

É indicado consumir mal passado para aproveitar toda a suculência. Para fazer de um jeito realmente saboroso, lembre de dar uma tostadinha na gordurinha. Se quiser, temos um conteúdo que explica como fazer um churrasco suculento.

Use também um sal de parrilla para finalizar, aí ficará bem no estilo das parrillas argentinas mesmo.

Diferenças entre chorizo e contra filé

Agora que você já sabe o que é bife de chorizo argentino e por que é tão conhecido, vamos explicar a diferença entre ele e o contra filé. Isso vai ajudar a localizar o chorizo e em qual parte do boi ele fica.

O contra filé é a parte das costas (lombo) do boi. Ele vai desde uma parte próxima da costela até uma região próxima da alcatra, sendo então uma parte bovina bem extensa.

O chorizo é retirado do miolo do contra filé, depois do ancho. Trata-se então de uma parte do contra filé. Sendo assim, essa é a principal diferença entre chorizo e contra filé: dentro do contra filé você retira o chorizo e outros cortes, como o ancho.

Nessa imagem abaixo, também tirada do Empório 481, está ilustrada a parte do bife de chorizo argentino:

Então qual escolher? Chorizo ou contra filé? Tudo depende da verba. Se você quiser pegar o contra filé todo, você consegue aproveitar mais cortes.

No vídeo abaixo do Netão Bom Beef com o Zé Almiro do Churrasqueadas você confere um contra filé inteiro e entende os cortes que são possíveis de se ter a partir dele:

Leia Também: [Guia] Como escolher contra filé para churrasco

Diferenças entre ancho e bife de chorizo

A principal diferença entre bife ancho e chorizo é a localização de ambos cortes no contra filé. O ancho é retirado entre a 2º e a 6º costela, ou seja, um pouco antes do chorizo.

Quanto às diferenças no sabor e textura: o ancho não tem a capa de gordura, mas conta com muito marmoreio. Isso deixa a textura mais macia e dá um quê de sabor amanteigado ao corte.

E qual o melhor, ancho ou bife de chorizo? Isso é uma escolha pessoal. Os dois são deliciosos e tudo depende do tipo de carne que você preferir.

Vale a pena experimentar os dois! Se estiver com interesse em saber mais a fundo sobre cada corte, temos um conteúdo só sobre a diferença entre bife ancho e chorizo.

Como fazer bife de chorizo

Já deu para perceber que o bife de chorizo é um corte renomado, certo? Então é importante saber fazer para não acabar perdendo a carne e não aproveitando totalmente.

Se você for fazer na churrasqueira precisa começar selando e depois subir para chegar no ponto. É uma peça versátil e bastante similar a picanha, isso facilita o processo.

O que mais deve ficar atento é em como acertar o ponto da carne e também em tostar a gordurinha. Então tenha bastante cuidado para não passar do ponto desejado. No vídeo abaixo você visualiza como fazer bife de chorizo na churrasqueira:

Bife de chorizo harmoniza bem com o que?

A gente ama um churrasco com cerveja, né? Só que o bife de chorizo argentino pede um bom vinho para harmonização, não tem jeito.

É um corte robusto e com uma gordura marcante, o malbec argentino vai ajudar a contrapor o sabor na boca. Também servindo como uma forma de limpeza para que você consiga saborear ainda mais cada mordida.

Preço médio chorizo

Para saber se consegue fazer um bife de chorizo, é importante ter ideia de seu preço médio. Para isso, pegamos o preço que a Empório 481 disponibiliza no site só para se ter como base.

Pode ser que haja variação de lugar para lugar. Tanto no preço, quanto na qualidade também, afinal se você não comprar em um açougue gourmet, por exemplo, pode sair mais barato mas de qualidade inferior.

Mas é mais para você ter uma ideia inicial. O valor encontrado é de R$49,80 o 360g. Então é um investimento para saborear essa belezinha.

Leia Também: O que é Prime Rib? Encante todos com esse corte premium

E aí, curtiu o conteúdo sobre bife de chorizo argentino?

Aproveita que chegou até aqui e confira nossas publicações sobre cortes especiais de carne ou então sobre como fazer churrasco argentino. Dois temas que podem te interessar e que vale a pena engatar na leitura 😉