Melhor carne de porco para churrasco [Sucesso Garantido]

É fã dos cortes suínos? Então vai amar esse post sobre a melhor carne de porco para churrasco. Selecionamos os seis principais para você conhecer mais um pouco e escolher qual levará para a brasa.

Carne suína é sempre uma boa para churrasco. Temperadinha e bem macia, é deliciosa e agrada boa parte das pessoas presentes. Só que frequentemente surge uma dúvida sobre quais são as partes de porco para assar na brasa.

Principalmente quando a gente quer variar um pouquinho, né? Então, para te ajudar selecionamos só as melhores carnes de porco para churrasco, sendo elas:

  • Costela
  • Lombo suíno
  • Filé mignon suíno
  • Carré
  • Maminha suína
  • Pernil

São seis opções para você escolher qual será a próxima que vai levar no churras. Já tá com água na boca? Então continua com a gente até o final.

Se quiser conferir outros tipos de cortes especiais da carne, é só dar uma passada nesse conteúdo nosso. Lá falamos tudo sobre elas.

Carne de porco para churrasco

1- Costela

Fonte/Reprodução: Marmoreio

A costela é a princesinha das brasas, a suína então é favorita de muita gente. Se for com barbecue ainda fica com toda a cara de churrasco americano.

Suculenta, com um sabor bem marcante e uma gordurinha deliciosa tostadinha. Vale muito a pena testar receitas com essa beleza.

No vídeo abaixo do canal BBQ Em Casa você visualiza uma receita de Ribs on the  Barbie:

Combina muito bem também com marinadas e temperos variados, então pode soltar a criatividade nessa beleza. Para se chegar ao ponto sem perder a suculência você pode usar do auxílio de um papel alumínio.

Para saber como fazer churrasco suculento é só conferir nosso conteúdo com dicas essenciais que todo mundo precisa saber 😉

Ela é bem famosa nos churras e por isso é a primeira da lista de carne de porco para churrasco.

2- Lombo

Fonte/Reprodução: Receitas Nestlé

O lombo suíno é perfeito para churrasco, sendo querido por muitos. Um corte magro, de pouca gordura e que fica muito gostoso, difícil não cair no gosto da galera.

É importante tomar cuidado para não ressecar, visto que é um pouco mais firme. O legal é dar uma tostadinha em cada lado, depois embrulhar no alumínio e deixar por mais tempo assando na brasa, no local de menor temperatura.

Se quiser, pode caprichar com molhos ou acompanhamentos. No vídeo abaixo do Netão Bom Beef fazendo um lombinho com molho agridoce de manga que dá até água na boca:

O Netão é um mestre da churrasqueira e ensina várias receitas e técnicas no canal dele no YouTube. Se você tiver interesse em aprofundar ainda mais seus conhecimentos de churras, vale a pena conferir o Churrasco do Netão também.

3- Filé mignon de suíno

Fonte/Reprodução: Tá na Mesa

Filé mignon de porco combina com diversos temperos e até mesmo recheios, se você quiser algo mais diferente ainda. Então é uma bela pedida para incrementar no churrasco.

Macia, sua textura costuma agradar todo mundo que a experimenta. É um corte que vem do lombo do porco e você encontra muitas vezes como medalhão ou escalope.

Um ponto positivo é que o filé mignon de porco não tem muito mistério para fazer na brasa. É prático e rápido para ficar pronto e se você temperar com um sal de parrilla e pimenta do reino já vai fazer sucesso.

No vídeo abaixo, também do Netão Bom Beef, vemos uma receita caprichada de filé mignon suíno com barbecue:

É ou não é a melhor carne de porco para churrasco? Vale muito a pena experimentar.

4- Carré

Fonte/Reprodução: A Carne que O Mundo Prefere

Esse é um dos melhores tipos de cortes suínos, o carré é muito conhecido como bisteca de porco. De forma bem resumida, nada mais é do que um lombinho com osso. E quem curte uma carninha sabe bem como o osso dá um sabor diferenciado para a peça, né?

Com 2cm de espessura, você consegue fazer o bife muito rapidinho e sem tanto trabalho. Basta temperar, levar no braseiro médio e deixar por volta de 20 minutos (10 minutos de cada lado).

Não deixe de dar uma boa tostadinha na gordura, para ficar ainda mais caprichado, viu? No vídeo abaixo vemos o canal Churrasqueadas com uma receita de dar água na boca:

5- Picanha suína

Fonte/Reprodução: A Carne que O Mundo Prefere

Esse é um corte clássico, seja bovino ou suíno. Então não tinha jeito, a picanha é a melhor carne de porco para churrasco.

Você pode fazer ela em tiras com 1,5cm de espessura, ou começar selando ela inteira e depois fatiando para dar o ponto. Também não deixe de tostar a gordurinha.

Combinar com temperos picantes e uma marinada de limão é uma opção para incrementar no sabor e aroma. Deixando sua picanha suína ainda mais gostosa.

Se você curte temperos, dá uma passada no nosso post sobre os melhores temperos para churrasco. Reunimos os favoritos em uma lista para você experimentar.

Nesse vídeo você visualiza cada passo do processo para não errar:

6- Pernil

Fonte/Reprodução: Fazenda Mundo Orgânico

Para fechar com chave de ouro com essa que, para muitos, é a melhor carne de porco para churrasco disparadamente. O pernil possui cortes diferentes em uma mesma fatia, rendendo uma combinação de texturas que deixa tudo ainda mais gostoso.

Assim como todos os outros cortes, é importante saber como acertar o ponto da carne para que não resseque. Por ser uma peça grossa, a gente sugere que faça no braseiro médio, sele os dois lados e deixe por um tempo até chegar no ponto.

Pode caprichar no tempero com sal para churrasco, pimenta do reino (combina muito com carne de porco), limãozinho (de preferência cravo e deixando marinar), alecrim. Solte a criatividade para criar aromas diferentes.

Se ainda estiver inseguro para fazer, é só assistir o vídeo abaixo do Churrasqueadas:

Na sua opinião, qual a melhor carne de porco para churrasco?

Conta para a gente nos comentários! Não deixe de passar no Curso de Churrasco do Netão Bom Beef para dominar completamente a brasa.

Aproveita que chegou até aqui e engata a leitura no nosso conteúdo sobre a diferença entre bife ancho e chorizo. Outro clássico dos churrascos, principalmente dos nossos hermanos.