Como acertar o ponto da carne. Guia definitivo para nunca mais errar

Como acertar o ponto da carne

Como acertar o ponto da carne? Essa é a pergunta de um milhão de dólares para muitos amantes de churrasco que estão começando a se arriscar na brasa. E hoje nós deixaremos um guia com as dicas essenciais para você não errar.

Não tem por onde fugir: o ponto da carne influência completamente no sabor final. E fazer um churrasco na sorte sem saber como acertar o ponto da carne pode ser um tiro no pé.

Além de correr risco de perder um corte delicioso e caro por não saber como fazer. Chega as pernas começam a tremer só de imaginar, né?

Pois pode respirar fundo e relaxar que com esse guia aqui você com certeza não vai passar por isso. Seja na hora de fazer na brasa ou até mesmo na frigideira.

É lógico que para saber como acertar o ponto da carne com cem por cento de certeza e tranquilidade é algo que demanda experiência e prática nos churrascos e na cozinha. Mas com as dicas que trazemos aqui você tem uma base para não ficar perdido na hora.

E se você tá chegando agora nesse mundo e quer aprender todos os truques para fazer aquele churrasco perfeito, temos uma indicação: Academia de Churrasco. É sério, são 72 módulos disponíveis. Você vê tudo do assunto, tintin por tintin.

E agora vamos ao que interessa, né? Bora logo aprender a como acertar o ponto da carne.

Leia Também: Como temperar carne para churrasco para ficar macia – Conquiste elogios

Em primeiro lugar: entenda quais são os pontos.

Bom, para você aprender como acertar o ponto da carne, começaremos explicando desde o início. E o primeiro passo que você deve entender para não ter dúvidas é: quais são esses pontos.

Os três principais são:

Mal passado

A carne mal passada é a que está praticamente crua por dentro. Ela possui em volta a crosta crocante e marrom da carne na brasa, mas no meio está bastante vermelha ainda.

Como acertar o ponto da carne
Fonte/Reprodução: GuiaChef

Costuma ser muito suculenta, macia e sabor acentuado de carne.

Ao Ponto

Ela possui um miolo avermelhado, mas já está bem amarronzada nas bordas. Seu exterior é bem mais cozido que o da mal passada.

Fonte/Reprodução: Blog da Carne

Ela possui uma maciez no meio. Em geral, é o ponto tradicional das carnes. Se você não especificar qual ponto deseja no churrasco ou em um restaurante, provavelmente irá receber ao ponto.

Leia Também: Diferença entre bife ancho e chorizo. Tire suas dúvidas aqui.

Bem passado

Difícil de acertar e não agrada a todos. A carne bem passada está bem tostada por fora e toda cozida por dentro, sem nada avermelhado

Fonte/Reprodução: O Blog do Mestre

Crocante por fora e mais ressecada por dentro, visto que perde o suco. Além disso, na hora de fazer deve tomar cuidado para que não a deixe rígida. É indicada para quem não é tão fã de carne.

Leia Também: Como organizar um churrasco de aniversário. Sem dor de cabeça.

Além desses pontos principais, a carne passa também por outros estágios durante o cozimento. Segue abaixo uma imagem para você visualizar melhor:

Como acertar o ponto da carne
Fonte/Reprodução: EspetoFlex

3 Dicas essenciais para acertar o ponto da carne

Agora que já te apresentamos quais os pontos, vamos falar algumas dicas essenciais para facilitar a sua vida. Se você quer saber como acertar o ponto da carne, precisa se ligar nesses três aspectos:

1- Temperatura do braseiro ou da frigideira

O ideal é colocar a carne na grelha apenas quando estiver com o braseiro forte. Se você colocar com ele baixo irá demorar no tempo de cozimento e complicar o processo para você.

Também não coloque a carne com as chamas altas, espere para o momento que o carvão está vermelho. A fumaça das labaredas pode deixar toxinas na carne, além de influenciar no gosto.

E como eu faço para saber se o braseiro está forte? Coloque a mão um pouco acima da grelha e veja se consegue ficar até 3 segundos com ela ali. 

Se conseguir, é hora de colocar a peça.

Agora quanto ao preparo na frigideira, certifique-se de que ela já esteja quente na hora de colocar a carne. Se você inserir a peça com a parte interna da panela fria, vai ser difícil de conseguir deixar o externo crocante e corre risco dela acabar ficando dura.

E não exagere na gordura! Basta usar o suficiente para untar a frigideira. 

Leia Também: O que é Prime Rib? Encante todos com esse corte premium

Evite virar

Virar ou não virar a carne, eis a questão. A ansiedade bate na hora do preparo e ficamos na vontade de conferir os lados da peça toda hora. Virando para ver se o cozimento vai mais rápido.

Mas isso não é o indicado. O ideal é que você vire a carne apenas uma vez e sem usar um espeto. Sim, dê preferência à um pegador nessas horas. Não fure a carne para que ela não perca seu líquido interno.

Esses detalhes ajudam a manter a peça suculenta e no controle do ponto que você terá no final.

Leia Também: O que é sal de parrilla – Vantagens, como e quando usar

Espessuras dos cortes

Por fim, a última dica essencial para você que quer saber como acertar o ponto da carne é: a espessura dos cortes. 

Se você quer mais bem passada, faça bifes mais finos. Quanto maior, mais difícil será acertar o ponto sem queimar.

Já se o seu interesse é em mal passada ou ao ponto, deixe o corte mais grosso. Isso vai facilitar o processo para você 😉

Leia Também: [Lista] Melhores legumes para churrasco. Felicidade Veggie!

Se quiser mais dicas de churrasco, aprender todos os truques, você precisa conferir a Academia de Churrasco.

Como acertar o ponto da carne

Mal passada

Como acertar o ponto da carne mal passada? É simples: coloque a peça no braseiro ou frigideira forte e quando ela começar a tostar embaixo, você vira. Espere tostar do outro lado e pronto, é hora de tirar.

O tempo aproximado do processo é de 5 minutos. Logicamente alguns fatores influenciam, como a temperatura da sua churrasqueira/frigideira e a espessura do seu corte.

Para ficar mal passada você deve virar antes da carne suar no lado visível 😉

Teste do dedo

O teste do dedo é o truque de muitos churrasqueiros e também serve para quem vai fazer carne na frigideira. 

Para te ajudar a saber se a carne está mal passada, junte o seu dedo polegar com o indicador e, com a outra mão, apalpe a “almofadinha” do polegar (região sendo massageada na imagem abaixo).

Como acertar o ponto da carne
Fonte/Reprodução: Portal Umami

Se a consistência da carne for a mesma da almofadinha, sua carne provavelmente estará mal passada.

Ao ponto

Para chegar ao ponto, você deve colocar a carne na churrasqueira ou frigideira e virar quando ela começar a suar na parte visível. 

Então deixe ela por mais um tempo, até suar novamente no outro lado. Quando isso acontecer, é porque está na hora de tirar do braseiro.

O tempo de preparo é de aproximadamente 8 minutos. Mas não se esqueça que outros fatores podem influenciar, fazendo com que a carne precise ficar mais ou menos tempo.

Teste do dedo

Dessa vez, junte o polegar com o dedo médio e faça uma massagem na almofadinha. Se a consistência da carne for a mesma, a carne está ao ponto.

Bem passada

A carne bem passada é difícil de se chegar, requer muito cuidado para que ela não acabe ficando dura. 

Você deve deixá-la por um tempo a mais quando suar na parte visível antes de virar. E fazer a mesma coisa no outro lado, esperar um tempo antes de retirar.

O tempo de preparo de uma carne bem passada é aproximadamente 9 minutos. Assim como as outras, alguns fatores podem influenciar nisso.

Teste do dedo

Por fim, junte o polegar com o anelar e sinta a almofadinha. Se a consistência da carne for a mesma, você conseguiu chegar na bem passada!

Leia Também: O que é dry aged – Como funciona, vantagens, sabor e mais

Caso ainda esteja com dúvidas ou inseguro do preparo, o vídeo abaixo é uma boa opção para você. Ele mostra como acertar os três pontos em um contrafilé 😉

Já está mais confiante agora que sabe como acertar o ponto da carne? Se as dicas te ajudaram, conta para gente nos comentários.

E aproveita para compartilhar com aquela pessoa que ama churrascos e está entrando nesse meio agora, assim como você!

Se quiser aprender mais sobre o assunto e não ficar com nenhuma dúvida, vale a pena conferir a Academia de Churrasco. Veja todos os segredos do churrasco perfeito com o Fred Paim, chef BBQ Pitmaster e Grill Master com certificado dos EUA e Europa.

Chique, né? E a outra boa é conferir nossa lista com as 11 melhores carnes para churrasco. Desse jeito você vai arrasar e agradar geral já de cara hehe

Comente Abaixo