Passo a passo completo de como assar picanha na churrasqueira

Aprenda como assar picanha da maneira perfeita para um churrasco de sucesso!

No Brasil, fazer um churrasco sem picanha é quase uma ofensa para praticamente todo amante de uma boa carne. A protagonista dos churrascos brasileiros não tem toda sua fama à toa: maciez, sabor e suculência são atributos inseparáveis de uma picanha premium.

Mas você sabe por que a carne de picanha é tão macia e saborosa? Ou já se perguntou onde fica a picanha no boi?

Trata-se de uma peça retirada da parte traseira do animal, mais especificamente de uma região que concentra a maior parte das chamadas “carnes de primeira”.

É importante que o corte da picanha seja extraído do local correto do boi, ou seja, na famosa terceira veia. Essa “regra” é fundamental para ter em mãos a verdadeira picanha premium, uma vez que evita que a carne tenha parte do coxão duro, algo que às vezes acaba sendo comum.

Aliás, vale mencionar ainda que a picanha não é limitada pelo seu peso, mas sim por esse corte na terceira veia. É possível encontrar picanhas perfeitas entre 1kg e 1,5kg, mais ou menos! 

Outros detalhes para você se atentar na escolha da sua picanha são a capa de gordura e o marmoreio da carne, ou seja, a gordura que fica entremeada às fibras.

Agora que você sabe identificar uma boa carne de picanha, vamos então aprender como assá-la?

Como assar picanha?

Não existe uma única ou melhor forma de como assar picanha. Ao contrário de outras carnes, o processo é bem simples e demanda menos tempo na grelha. Você só precisa ficar atento a alguns pontos específicos para garantir um preparo digno de uma picanha premium.

Primeiro, não se esqueça de que você deve assar a picanha com sua gordura, pois ela é responsável por deixar a carne mais macia e ainda oferece o sabor característico do corte.

Outro detalhe é o ponto da carne. A escolha fica a critério pessoal, mas recomenda-se manter o centro da carne do vermelho ao rosado para servi-la o mais macia possível.

Acompanhe abaixo o passo a passo de como assar picanha na churrasqueira!

A primeira etapa para assar sua picanha é acender a brasa pelo menos 30 minutos antes de levar a carne à grelha. Acenda a churrasqueira e espere as labaredas assentarem para espalhar as brasas por toda a grelha;

Ao mesmo tempo, já deixe a sua picanha fora da geladeira. Você precisa colocá-la para assar quando estiver próxima à temperatura ambiente;

Posicione a grelha a cerca de 15 centímetros da brasa e leve a picanha para selar, sempre começando com o lado da gordura voltado para cima. Assim, você evita que caia diretamente sobre as chamas e forme labaredas durante a selagem, além de permitir que a carne fique mais tenra.

O tempo para selar a carne de picanha é de aproximadamente quatro minutos de cada lado

Em seguida, é hora de fatiar a picanha. Retire a carne da grelha e leve para uma tábua com a gordura virada para cima. 

A parte mais macia da picanha está localizada na ponta, no formato de um triângulo. Por isso, você pode utilizá-lo como base para porcionar sua picanha.

Aguarde alguns minutos e corte a picanha em tiras após ser selada. As tiras devem ter mais ou menos 2 dedos de espessura e esta é uma forma de servir em todos os steaks um pedaço da parte mais macia do corte (o triângulo mencionado).

Logo depois, você deve temperar a carne de picanha. Sobre como temperar picanha, apesar de ser uma tarefa simples, é importante entender que nosso objetivo é preservar as características originais da carne.

Portanto, dê preferência apenas ao sal e, no máximo, um pouco de pimenta do reino. Outros temperos, ainda mais em excesso, podem alterar o sabor da carne.

Uma dica extra em relação ao tempero para picanha é utilizar sal de parrilla ou em flocos para que o salgamento seja bem mais homogêneo. São sais absorvidos rapidamente pela carne e evitam a perda da suculência da picanha.

Após temperar a picanha, aguarde mais 5 minutos.

Agora, leve as tiras da carne para a grelha novamente, ainda a 15 centímetros de altura das chamas. Você deve assar a picanha por mais 2 a 3 minutos de cada lado e, em seguida, subir a grelha para 30 centímetros da brasa.

Caso você não tenha a opção de subir a grelha, tente criar uma zona de calor indireto na parte lateral da churrasqueira e retire a maioria das brasas abaixo. O propósito aqui é atingir uma temperatura que seja próxima à da grelha quando posicionada mais acima.

A picanha deve ser assada por mais dois ou três minutos nesta etapa, sendo virada até atingir o ponto desejado.

Por fim, retire a carne de picanha da churrasqueira e a deixe por um período de descanso antes de servi-la.

Cerca de 1 a 3 minutos são suficientes para que os sucos da picanha se redistribuam por dentro da peça, relaxando as fibras e tornando a carne ainda mais macia.

Após o descanso, sua picanha feita na churrasqueira enfim está pronta e você já pode levá-la à mesa para servir seus convidados!

Acompanhamentos para um churrasco ideal

Embora a picanha seja a estrela do evento, também é preciso caprichar nos acompanhamentos para seu churrasco ficar completo.

Além de outros cortes especiais de carnes, você também pode montar uma lista com acompanhamentos para churrasco, como:

  • Linguiças artesanais;
  • Pão de alho e queijo coalho;
  • Farofa e salpicão;
  • Maionese caseira de batata;
  • Vinagrete e saladas;
  • Arroz branco;
  • Mandioca cozida;
  • Molhos para churrasco;
  • Entre outras opções.

Onde comprar picanha online?

Um bom corte de picanha premium precisa ser selecionado com cuidado. Para não ter erro, você pode comprar Picanha Premium e outras carnes para churrasco de forma fácil e prática no Empório 481.

Garanta a qualidade de seu churrasco e peça online para receber sua picanha por delivery com entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

Este post foi escrito especialmente para o blog Dicas para Churrasco e é uma iniciativa do Empório 481 para você embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!