[Dicas] Como montar um açougue gourmet. Conquiste o mercado.

É um amante do nicho das carnes, tem conhecimento e quer abrir seu próprio negócio? Então é só entender como montar um açougue gourmet e entrar nesse ramo.

O Brasil é um amante das carnes e churrascos. Somos grandes apreciadores e um bom churrasco na grelha é uma paixão nacional.

Dá para ter uma ideia de que é um campo possível de ser desbravado. Então se você quer saber como montar um açougue gourmet, se liga nas dicas que daremos aqui:

  • Conheça açougues gourmet referências
  • Pesquisa de mercado
  • Espaço e Localização
  • Higienização
  • Equipamentos
  • Especialização
  • Legalização
  • Procedência

Se você quer entrar nesse meio, vale dar uma estudada também no nosso conteúdo de cortes especiais da carne. Listamos 7 opções que podem ser interessantes para o seu negócio.

Viu que aqui é só dica de primeira, certo? Então continua com a gente que agora nós vamos logo ao ponto!

Como montar um açougue gourmet

1- Pesquisa de mercado

Começando do começo de como montar um açougue gourmet. O primeiro passo que você deve dar é fazer uma pesquisa de mercado, entender como funciona e as especificidades do meio gourmet para atendê-las.

Visualizar possíveis concorrentes e referências e analisar para conhecer pontos fortes e fracos, serve de inspiração para seu negócio. Segue abaixo alguns para você conhecer:

O vídeo abaixo também é uma baita referência para você. Ele ilustra bem como é um açougue gourmet de sucesso e sua caminhada:

Além disso, quando falamos em mercado também estamos falando do consumidor. Conhecer o tipo de público que procura por esse serviço e saber quais são as dores que eles buscam aliviar é um meio para planejar sua entrada de forma assertiva.

Nessa etapa, um bom plano de negócios pode te auxiliar bastante. Para realizá-lo é bacana que tenha um profissional de administração ou marketing te auxiliando.

Se quiser entender melhor como é esse processo, esse artigo traz um passo a passo para fazer o canva do seu empreendimento. É uma boa base para começar.

Temos conteúdos também sobre como montar uma churrascaria ou como começar a  vender churrasquinho que reúne bastante dicas para gestão. Vale a pena conferir caso essa seja uma dificuldade do seu negócio.

2- Espaço e Localização

A localização é sempre uma questão para ser bem pensada e decidida. É interessante que tenha visibilidade e seja acessível para quem for seu público.

Também pesquise se não há concorrências na região. Isso pode ser um problema para quem está começando agora no meio. 

É bom ressaltar que quando dizemos concorrentes não são apenas aos diretos, existem também os indiretos. São aqueles que não são exatamente do mesmo segmento, mas podem acabar sendo uma opção final para seu consumidor.

Por exemplo, montar um açougue gourmet na mesma rua de uma churrascaria que oferece rodízio. Não é um concorrente direto, o produto final que oferecem é diferente um do outro, mas pode acabar roubando a atenção da sua clientela.

Agora, quanto ao espaço, é um ponto bem criterioso para quem quer saber como montar um açougue gourmet. Como a ideia se trata de oferecer carnes e produtos de primeira, o requinte deve ser uma característica que se tem em mente.

Logicamente, sua marca pode ter uma personalidade e conceito específico, até mesmo seguir algum tema. Talvez seja um açougue gourmet mais voltado para o churrasco americano, é uma hipótese.

De qualquer forma, o grau de sofisticação deve ser alto. A estrutura do seu ponto de venda agrega valor e influência na experiência do consumidor. Então a decoração deve ser algo bem planejado e feito.

Não dá para improvisar ou fazer de qualquer jeito. Assim você não passará credibilidade e confiança para ninguém.

3- Higienização

Bom, assim como a questão do espaço, a higienização também é um dos pilares de como montar um açougue gourmet. Não dá para se posicionar como uma empresa do segmento premium e não ter uma limpeza de ponta.

Esse agravante é ainda maior por se tratar do setor alimentício. Naturalmente se espera uma higienização caprichada e que siga as orientações sanitárias da Anvisa.

Basta você pensar: o que leva uma pessoa a procurar um açougue de primeira? Ela quer carnes de qualidade para apreciar um corte especial ou premium, certo?

Se ao chegar no lugar ela se depara com um ambiente sujo, desorganizado e que não tenha uma limpeza agradável, ela provavelmente não vai fechar negócio. Isso se dá porque ela não vai encontrar na sua empresa o que imaginava que encontraria.

Acaba parecendo mais um açougue comum e que ainda oferece cortes em situação duvidosa. Então seja bastante criterioso e rígido nesse ponto.

Principalmente agora com o Coronavírus. Siga protocolos de segurança para não trazer riscos à saúde de ninguém.

4- Equipamentos

Quais são os equipamentos necessários para quem quer abrir um açougue gourmet? Em geral, os mesmos de um açougue normal, mas precisam ser de bastante qualidade.

Por exemplo, para o corte usar facas para churrasco de qualidade, que não irão ser danosas à peça. Use uniformes e aventais sempre limpos e bem passados, para causar uma boa impressão.

Para te ajudar a não esquecer de nada, segue aqui um checklist básico para você ter uma ideia. 

  • Balança
  • Mesa de corte
  • Balcão expositor
  • Serra
  • Moedor
  • Facas
  • Produtos de higiene
  • Frigoríficos e freezers para armazenamento

Se você achar que está faltando algo ou que algum desses itens não teria necessidade para a sua empresa, fique a vontade para incluir ou excluir algo. É apenas para você ter uma base inicial, não uma regra fechada.

5- Especialização

Esse é um ponto muito importante de como montar um açougue gourmet. Como já dissemos, o público que procura por esse tipo de serviço provavelmente é um grande apreciador de carne.

Para atendê-lo é necessário que seus funcionários tenham conhecimento sobre churrasco e carnes. Além de ser desejável que entendam de alguns extras desse tema, como por exemplo acompanhamento ou melhores temperos para churrasco.

Se você procura uma loja que se diz autoridade em determinado assunto, mas chega lá e a pessoa que te atende não sabe tirar uma dúvida sua a respeito dele, você desconfia.

Lógico que não dá para saber completamente tudo, questões muito específicas acabam fugindo. Mas também é bacana que tenha um certo grau de especialização no tema.

Para isso, indicamos o curso de churrasco do Netão Bom Beef. Nós já o citamos mais acima como referência de açougue gourmet, além disso ele tem um canal no YouTube com mais de 900 mil inscritos. Conhecimento sobre esse ramo é de se imaginar que tenha.

É então uma ótima opção para treinar e aprofundar ainda mais na área. Para mais informações, clique aqui.

6- Legalização

Para você realmente dar conta de como montar um açougue gourmet, precisa também se ligar nos aspectos legais. Não dá para se colocar como uma empresa sofisticada e referência enquanto se funciona de forma ilegal.

Então não deixe de procurar o auxílio de um contador para lidar com as questões jurídicas, tributárias e de burocracia. Entenda em qual categoria a empresa entraria e tudo o que precisa para seu funcionamento ter permissão.

Não se ligar nisso pode acarretar em problemas e dores de cabeça futuras. Além de atrapalhar na credibilidade do negócio.

Se estiver precisando estudar mais sobre o meio das carnes, indicamos nosso artigo sobre o que é marmoreio. Nele você entende um pouco mais sobre essa características frequente em carnes de primeira.

7- Procedência

E para finalizar o conteúdo de como montar o açougue gourmet, não tinha como não falar sobre a importância da procedência.

Para falar que oferece carnes de primeira, você precisa realmente oferecer carnes de primeira. Então pesquise com cuidado os fornecedores, estude para conhecer sobre as raças dos animais e quais são realmente os melhores tipos e cortes.

Adquira apenas aquilo que você puder dizer que é realmente de confiança e de extrema qualidade. Seja minucioso nesse ponto para não acabar sendo mal visto e afastando o público.

Nada pior do que quando compramos algo de valor elevado pensando que é de qualidade e na hora de ver na verdade não é. Isso gera muita frustração e estresse, os dois piores sentimentos que o consumidor pode ter com a sua marca.

Atenda as expectativas e tenha um patamar alto. Para isso, saiba de onde vem e tenha um parâmetro de qualidade para não acabar sofrendo depois.

Temos um conteúdo sobre como escolher carne para churrasco que pode ser uma forma introdutória para entender como avaliar a procedência. Claro que, no caso de quem vai abrir um açougue gourmet, é preciso ir mais a fundo ainda nessa análise, mas é um início.

Gostou das dicas de como montar um açougue gourmet?

Deixe nos comentários o que achou desses pilares base que colocamos aqui. Desejamos sucesso nesse caminho e, se precisar de um apoio profissional, confira o curso do Netão Bom Beef.

Temos um material sobre como administrar uma churrascaria que também pode ser útil para você. Não é exatamente o mesmo negócio, mas dá para aproveitar alguns pontos que deixamos ali 😀