Como montar uma hamburgueria delivery [Guia Completo]

Nosso guia completo de como montar uma hamburgueria delivery traz 9 dicas práticas para você. É para sair daqui sabendo quais os primeiros passos que deve dar e motivado a abrir seu próprio negócio!

Em 2020, o que era uma tendência se tornou a única opção para muitas pessoas, virando uma necessidade no Brasil. Então esse ramo é uma aposta que pode dar muito certo para empresas do segmento alimentício que querem se manter ou estreiar.

A adaptação foi necessária, mas nem todo mundo sabe como se comportar nesse novo mercado. Então você focar e dar conta de administrar o seu negócio para entrega, pode ser um diferencial para sair à frente dos demais.

Se destacar é sempre algo interessante, ainda mais quando o assunto é o nicho de hamburguerias. Segundo essa matéria, houve uma alta de 575% nele quando comparado com a última década. Ou seja: bastante concorrência.

Ok, e como montar uma hamburgueria delivery? Calma que falaremos mais a fundo ao longo do conteúdo, mas fica o spoiler para você os pontos que serão tratados:

  • Planejamento
  • Legalização
  • Logística
  • Diferencial
  • Apps de delivery
  • Entrega
  • Embalagem
  • Receitas
  • Divulgação

Não mentimos quando colocamos que é um guia completo de como montar uma hamburgueria delivery, né? 

Se você quiser mais dicas de empreendedorismo, temos também um conteúdo sobre como montar um espetinho com pouco dinheiro. Ele pode te dar mais insights interessantes para o seu próprio negócio.

Agora sem mais delongas, pega o caderninho ou abre o bloco de notas e se liga aqui com a gente.

Dicas de como montar uma hamburgueria delivery

1- Planejamento

O primeiro passo para abrir qualquer negócio é o planejamento. Então se você quer saber como montar uma hamburgueria delivery, entenda que não será diferente.

Elaborar um plano de negócios caprichado, definindo todos os pontos do seu empreendimento irá melhorar a sua visão. Além de ser um meio de entrar estruturado e preparado para o mercado.

Portanto, não pule essa etapa. Não atropele as coisas e comece abrindo seu restaurante sem antes definir os pilares que vão sustentar ele. Isso pode se tornar um gargalo que estoura mais para frente. Além de ser um jeito de evitar prejuízos.

Ok, e como eu faço o planejamento? Essa é uma pergunta muito ampla, existem diversas formas. Em geral, é interessante ter o apoio de um profissional que tenha experiência com administração ou marketing.

Para te ajudar a entender como funciona, é necessário pensar a partir de certas perspectivas:

  • Empresarial: qual será o capital de investimento? Qual o porte da sua empresa? E o modelo de negócios? Como irão funcionar?
  • Análise de mercado: quais são os principais concorrentes? Pontos fortes e fracos do mesmo? Como está o mercado consumidor? Quais as dores do público?
  • Marketing: como a hamburgueria irá se posicionar no mercado? Sua forma de comunicar e ampliar os consumidores? Quem será seu público-alvo?

Essa é só a pontinha do iceberg para aquecer. Quanto mais minuciosa for a etapa do planejamento, melhor. Isso irá te ajudar a ter uma estratégia e traçar planos de ações efetivos visando alcançar um objetivo claro.

Considerar os riscos e analisar formas de contorná-los é um meio de se resguardar. Não deixe que isso te desanime, é apenas para preparar.

Se quiser entender mais sobre plano de negócios, esse artigo aqui traz um passo a passo de como fazer um canva. Pode te ajudar a entender melhor no que deverá pensar.

Além disso, indicamos também que confira o Portal Sebrae. Ele traz diversos conteúdos interessantes para empreendedores, inclusive um material sobre o sucesso das hamburguerias no mercado brasileiro.

Por fim, nosso conteúdo sobre como administrar uma churrascaria também pode te servir de referência.

2- Legalização

Depois do planejamento, é hora de se ligar na parte legislativa. Mesmo que você esteja procurando como montar uma hamburgueria delivery, é sempre necessário estar em dia com o campo legal.

Esse é o tipo de assunto que se tratar com desleixo pode acabar gerando uma dor de cabeça no futuro. Além de poder atrapalhar sua credibilidade e profissionalismo na visão do cliente.

Então não deixe de buscar um contador para te ajudar com papeladas e burocracias. Pesquise direitinho para saber todas as etapas que deve fazer no processo de abrir uma empresa.

Se estiver começando de forma sutil, com baixo investimento, vale a pena considerar a ideia de abrir um MEI. Ele traz algumas limitações quanto a faturamento e funcionamento, mas facilita a vida nas taxas e burocracias.

É um bom começo para quem quer ir mais devagarzinho. Para mais informações, acesse aqui e entenda os detalhes de como funciona.

Por fim, mas não menos importante, se ligue nas normas sanitárias da Anvisa. Estar no segmento alimentício requer muita cautela e cuidado em pontos específicos de higienização. Principalmente em tempos de Coronavírus.

Certifique-se de que atende todos os requisitos sanitários e protocolos de segurança. Todo o cuidado é pouco quando se trata da produção de alimentos. Vender algo que pode afetar a saúde de alguém deve ser levado com a devida responsabilidade.

Vender espetinho de carne dá dinheiro? Analisamos de forma realista e sincera o mercado, com histórias de verdade contadas no artigo.

3- Logística

Qual a maior dificuldade para quem quer entender como montar uma hamburgueria delivery? Muitos responderiam que a logística.

Operacionalizar a produção e ter atenção a todos os pontos desde quando o pedido chega até a hora da entrega requer muita dedicação. É preciso ouvir feedbacks de funcionários, clientes, pesquisar referências e ir testando se funciona no seu restaurante.

Não dá para ser 100% engessado e tem que estar disposto a adaptar conforme for a demanda. Só que ao mesmo tempo é necessário um equilíbrio, também não é para ficar tudo solto se não fica desorganizado.

O vídeo abaixo do Netão Bom Beef mostra como funciona na prática a hamburgueria delivery Bom Beef Burgers. É bem interessante de assistir esse tipo de conteúdo para você estruturar e ampliar sua visão:

O vídeo é bem completo, fala de toda a estruturação da hamburgueria e como ela funciona. Dá para perceber que é bastante corre, certo?

É bom ter essas bases para começar a desenhar como funcionará no seu negócio. Se começar com uma hamburgueria menor, talvez não precise de tantos detalhes quanto o Netão de cara.

Aí cabe a você sentir como funciona melhor 😉

4- Diferencial

O diferencial precisa estar bem claro para você, para sua equipe e para seu público. Muitas pessoas estão fazendo burgers, principalmente com a febre dos artesanais. Então você precisa saber qual é aquela característica que te faz destacar dos demais.

Uma pessoa que é exatamente o perfil do seu público-alvo está em casa com fome e pensando qual será seu lanche. Por que é que, dentre todas as opções, ela escolheria seu restaurante? O que é que vai brilhar os olhos dela e despertar desejo pelo seu lanche?

Essa resposta varia bastante. Muitos fatores influenciam como por exemplo:

  • Quem são seus concorrentes e o que eles oferecem
  • Qual a proposta da sua hamburgueria? É mais sofisticada ou mais econômica? 
  • Qual é a persona do seu público?
  • Como é o seu cardápio? O foco é em variedade ou ele é mais enxuto porém caprichado?
  • Qual o porte do seu restaurante?
  • Como funciona a entrega?

Assim vai.Há uma infinidade de possibilidades para ser o seu diferencial, então é preciso pensar bem.

O foco pode ser em hamburgueria temática e mais descolada que as demais. Ou então você oferece burger caseiro porque abriu a hamburgueria em casa. Talvez você tenha uma gama de opções de molho. Quem sabe uma entrega rápida que ninguém bate?

Aí cabe a você fazer um estudo do que encaixa melhor com o seu negócio. Só não esqueça de dar atenção a esse detalhe. Se você não tiver um diferencial, precisa encontrá-lo, caso contrário não saberá como conquistar a atenção do cliente.

5- Apps de delivery

Não tem como montar uma hamburgueria delivery e não estar cadastrado em apps de entrega. Isso é um fato, você estará perdendo visibilidade.

Pense nos aplicativos como uma grande praça de alimentação de shopping. A pessoa sente fome e está pensando em pedir algo em casa, ela acessa o app e dá uma olhada em todas as opções ali presentes.

Então, teoricamente, quanto mais apps você tiver, melhor. É lógico que você precisa associar isso ao seu funcionamento e organização. Terá motoboys suficientes para atender todos os pedidos? E um funcionário que fique de olho em tudo?

Outra estratégia interessante é vender por Whatsapp e divulgar bem esse canal. Talvez oferecer eventualmente um benefício ou outro para quem comprar por lá.

Assim você tem um contato mais direto com seu cliente, sendo uma possibilidade de estreitar a relação. Só cuidado para não ser invasivo mandando mensagem de transmissão toda hora, ok? Isso acaba causando uma má impressão.

Além disso, você tem a vantagem de não ter que pagar uma taxa para nenhum aplicativo. Rendendo mais dinheiro para o negócio.

Para finalizar esse tema, lembre-se de ser apresentável. Os apps de delivery funcionam como um cardápio, então deixe as informações bem claras e de preferência tenha fotos com bastante apelo.

Nada conquista mais a gente do que ver uma imagem beeem sensorial e bonita quando a fome tá falando mais alto, né? Descrições do produto bem boladas, com boas escolhas de palavras e adjetivos também ajudam na persuasão, instigando a fantasia com o lanche.

Mas atenção: não faça propaganda enganosa. Não coloque ali algo que não seja de fato o seu produto ou da qualidade dele. 

Quando compramos algo esperando que seja de um jeito e na realidade ele não satisfaz nem metade das expectativas, nos frustramos. E definitivamente não tem nada pior do que frustrar o consumidor.

Nossa publicação sobre ideias para vender churrasquinho é uma forma de te incentivar a usar a criatividade. Acesse ela.

6- Entrega

A entrega é outro ponto de bastante dor (ou satisfação) para consumidores de lanches delivery. 

Restaurantes que demoram muito, que falam que chegarão em determinado tempo porém atrasam ou que entregam a comida fria e bagunçada, decepcionam. 

Não tem jeito, se você não tem uma boa entrega você provavelmente irá atrapalhar a experiência de compra.

Sabemos que isso muitas vezes não é exatamente culpa da lanchonete. Muitos fatores podem influenciar um atraso ou uma situação mais frustrante. Se passar por uma situação pontual com isso, tenha paciência e cabeça fria para reverter.

Oferecer algum benefício como um lanche gratuito ou um mimo para compensar. Isso ajuda a reconquistar clientes pontuais que passam por cenários desapontadores específicos.

Além de às vezes funcionar como uma forma de gerar propaganda espontânea. Se a compensação reverter completamente a situação e a forma de lidar for bastante humanizada, de forma que surpreenda.

Agora, caso isso se torne recorrente na hamburgueria delivery, é hora de rever a logística. Converse com os funcionários, veja o feedback e tenha uma gestão que vai analisar e melhorar a situação.

O vídeo abaixo traz algumas dicas práticas para comportamentos que às vezes atrapalham a entrega. É bem interessante:

7- Embalagem

Outro ponto para quem quer saber como montar uma hamburgueria delivery pensar são as embalagens. Elas devem ser funcionais, mantendo o pedido quentinho e organizado, mas também bonitas e interessantes, para causar uma boa impressão.

Segundo estudos, a embalagem influencia em 99% na nossa decisão de consumo. Então ela merece sim toda a atenção na elaboração, principalmente de restaurantes para entrega. Elas são o primeiro ponto de contato na experiência do cliente com a compra.

Portanto, seja caprichoso. É a cereja do bolo e a gente sabe que são nos detalhes que conquistamos ou perdemos alguém. Uma embalagem de qualquer jeito causa uma péssima impressão e influência até inconscientemente na percepção da pessoa sobre a sua marca.

Para fazer uma boa embalagem, contrate um profissional qualificado. Seja designer ou até mesmo ilustrador, alguém que irá fazer um estudo específico para solucionar o problema e demandas dos seus produtos.

Além disso, é interessante que você tenha uma identidade visual forte e bem estruturada. Assim a embalagem não será uma peça solta, mas sim apenas mais um ponto de articulação com o todo.

Se quiser inspirações e referências para começar a pensar em possíveis estruturas da embalagem, busque no Pinterest. Outro local interessante é o Behance, nos portfólios e trabalhos disponíveis por lá.

8- Receitas

Como montar uma hamburgueria delivery? Com receitas de qualidade. Isso é meio óbvio, mas é sempre válido ressaltar.

Seu carro chefe são os burgers, então você precisa se dedicar a conhecer bem desse produto. Mesmo se tiver um cardápio mais enxuto, sem muita firula, você consegue se destacar se souber como harmonizar e o que é relevante oferecer.

No vídeo abaixo o Eduardo Perrone fala um pouco disso. E o vídeo do Netão que deixamos no tópico de logística também conta sobre como ele optou por um cardápio mais simples, mas muito caprichado:

Inclusive, fica a dica de conhecer o canal do Eduardo. Ele avalia burgers deliverys. Pode te render boas ideias para fazer o seu.

Então é sobre mandar bem na cozinha. Fazer testes, ouvir feedbacks, experimentar, mas sempre de uma forma que faça sentido. Não apenas sair tacando qualquer coisa entre os pães.

O ideal é que tenha alguém que tenha experiência com gastronomia e burgers com você nessa empreitada. Assim, terá alguém que entende mesmo do assunto, não sendo apenas um apreciador comum.

Caso não tenha, deixamos de sugestão o curso de hambúrguer artesanal. Nele você confere diversas receitas, blends, como moldar a carne, molhos, acompanhamentos… além de ainda ter conteúdos pensados para gestão nichada de hamburgueria.

Se tiver interesse, é só clicar aqui e conferir mais informações. Vale a pena!

Mais uma dica para você é ir no nosso conteúdo sobre como montar uma cozinha de hamburgueria. Vai te auxiliar nessa caminhada de burgers 😉

9- Divulgação

Por último, mas não menos importante, chegamos na divulgação. Qualquer pessoa que tem o negócio próprio, precisa se atentar nessa etapa. É a partir dela que você alcançará seu público, ganhando visibilidade e mais movimento.

Então, assim como todos os outros pilares, tenha uma divulgação estratégica e bem bolada. Não faça de qualquer jeito, apenas seguindo o que te falaram para fazer, como se fosse uma receita de bolo.

Cada caso é um caso, cada empreendimento tem seus pontos fortes e fracos específicos. Então, cada um demanda uma forma específica de divulgação.

Esse é mais um ponto que o ideal é que você tenha um profissional da área te dando suporte. Fazer uma boa publicidade precisa de estudo e muito entendimento do campo para saber o que se fazer.

São diversas formas de se trabalhar nesse meio, por exemplo:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Whatsapp…)
  • Mídia offline (carro de som, panfletos, rádio…)
  • Anúncios digitais
  • Campanhas e promoções (combos, cartão fidelidade, mimo de aniversário…)

Então é importante ter um entendimento deles para saber qual o mais assertivo para seu objetivo. Caso você não tenha um investimento inicial alto e queira dar conta disso sozinho no começo, pesquise bastante sobre o tema.

Sempre filtre e duvide de dicas milagrosas. Vá testando e sentindo como seu público responde às suas ações.

Um conselho de confiança é o canal Santo Marketing. Nele você recebe conteúdos sobre essa área, ensinando sobre determinados conceitos e mostrando de forma prática como fazer algumas ações.

No vídeo abaixo, por exemplo, você aprende o que é copywriting e visualiza suas técnicas:

Gostou das dicas de como montar uma hamburgueria delivery?

Acredito que foram realmente úteis, né? Não deixe de salvar essa página nos favoritos para voltar sempre que precisar. Se quiser uma ajuda mais profissional e direta, visite o curso de hambúrguer artesanal.

Para continuar lendo sobre empreendedorismo, temos uma publicação sobre como montar uma churrascaria delivery. Você pode aproveitar as dicas de lá para o seu negócio também.