Como temperar carne para churrasco para ficar macia – Conquiste elogios

Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Todo bom amante de churrasco precisa saber dos segredos de como temperar carne para churrasco para ficar macia. Esse é o tipo de conhecimento que faz toda a diferença no resultado final e por isso hoje trazemos uma lista com 7 sugestões.

Resolveu fazer um churrasco daqueles no fim de semana. Comprou carnes deliciosas, aquela farofinha caprichada e a cerveja estupidamente gelada para acompanhar. O cenário de um dia tranquilo e muito gostoso até que… algo dá errado.

As peças não estão nada suculentas. Saem simplesmente duras e secas, com uma textura que não agrada quase ninguém na mesa. De repente o roteiro que tava perfeito dá uma virada para um filme de terror.

Esse é o pesadelo de muitos churrasqueiros ou churrasqueiras de plantão. Inclusive, pode ser que já tenha acontecido de verdade com você.

E nós vamos finalmente te ajudar a superar esse fantasma, ensinando como temperar carne para churrasco para ficar macia. Os bonitões-salva-churras que vamos trazer são:

  • Cerveja
  • Vinho
  • Laranja
  • Limão
  • Abacaxi
  • Azeite + Vinagre
  • Bicarbonato de sódio

Saber como temperar carne para churrasco para ficar macia também é uma boa ideia para aqueles dias que não podemos comprar uma carne tão nobre. Essa é uma solução para deixar as carnes de segunda mais saborosas.

Agora fica com a gente para aprender realmente a como temperar carne para churrasco para ficar macia. 

Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Cerveja

A nossa primeira dica de como temperar carne para churrasco para ficar macia é: cerveja. Isso mesmo, quem é que não gosta de um churrasquinho com a breja? hehe

Basta banhar a carne na cerveja e deixar por uns 20, 30 minutos. As enzimas da cerveja vão ajudar a amaciar a peça. 

Seu churrasco terá um leve sabor da bebida ao fundo. Pense nisso na hora de escolher qual cerveja irá usar.

No vídeo abaixo,temos o passo a passo de como amaciar a carne com cerveja:

Vinho

Outra opção é o vinho. Poucas bebidas harmonizam tão bem gastronomicamente quanto esse clássico. 

Agora, melhor do que apenas beber uma taça enquanto come, só mesmo usar essa beleza como tempero da cozinha. Principalmente quando se descobre que a acidez do vinho é perfeita para amaciar a carne.

O vídeo abaixo mostra uma forma deliciosa de amaciar a costela usando um bom vinho:

Laranja

Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Se você quer saber como temperar carne para churrasco para ficar macia, deve tentar o suco de laranja.

Para isso, basta deixar marinando com o suco por um tempo. É uma boa para retirar a acidez da carne também.

O vídeo abaixo do canal Cozinha Prática do Xavier traz uma receita de picanha com suco de laranja e sal grosso:

Limão

Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Limão também é uma boa opção para quem está precisando amaciar a carne. Coloque para marinar no suco de limão por pelo menos uma hora.

Além da maciez, seu churrasco ganha um sabor único!

Abacaxi

A última fruta da nossa lista de como temperar carne para churrasco para ficar macia. O abacaxi é o queridinho de muitas pessoas que amam churrasco, além de deixar a carne suculenta ela fica com um leve sabor da fruta.

A bromelina, enzima do abacaxi, age sobre o colágeno e a miosina, proteínas das fibras da carne. As fragmentando e deixam a carne mais macia.

Para essa técnica, basta cortar o abacaxi e bater o suco. Então é só fazer o de sempre: marinar a carne com o suco por um tempinho. 

O vídeo abaixo revela bem como o abacaxi ajuda a amaciar. O churrasqueiro faz duas peças, uma com o suco e outra sem, e depois mostra o resultado. É bem legal 😉

Azeite + Vinagre

Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Essa é a combinação perfeita para quem quer saber como temperar carne para churrasco para ficar macia. Azeite e vinagre, além de ser uma delícia é bem efetivo no processo.

A proporção é de 4 colheres de sopa de azeite para 2 colheres de sopa de vinagre. Aí você deve colocar de acordo com o tamanho da peça que tiver.

Deixar a carne mergulhada por duas horas nessa mistura boa demais. Depois é só colocar na brasa e aproveitar seu churrasco super macio e com um sabor que agrada até o sogro exigente. 

Bicarbonato de sódio

E para quem não quer alterar o sabor da carne, temos o bicarbonato de sódio como opção.

O processo é tão simples quanto os outros: passar por toda a carne e deixar de 3 a 4 horas (quanto mais tempo, melhor!).

Depois você precisará lavar com água, temperar do jeito que preferir e colocar na brasa.

[Extra] Cuidados com o sal

O  sal suga a umidade da carne e por isso o aconselhável é que você só salgue na hora de ir ao fogo mesmo. Se ficar muito tempo no tempero, é possível que ela perca sua suculência.

Se você incluiu o sal nos temperos de alguma marinada, deixe escorrer bem antes de por na brasa. Se for o caso, você pode até retirar o excesso com papel absorvente.

Aprendeu como temperar carne para churrasco para ficar macia?

Gostou das nossas dicas de como temperar carne para churrasco para ficar macia? Foram de dar água na boca, né? O ideal é que você teste todas e veja qual é a sua preferência 😉

Ah, e não esquece de depois deixar pra gente nos comentários qual foi a que você mais gostou hehe.

Bom churrasco

Comente Abaixo