[Lista] Cortes especiais de carne. 7 opções para provar

Quer conhecer cortes especiais para levar no churrasco e dar uma diferenciada? Então é só continuar com a gente que trazemos aqui 6 opções para você conhecer mais e decidir qual quer experimentar!

Antes de mais nada, vale entender o que são os cortes especiais de carne bovina. Quando usamos essa expressão, estamos nos referindo àquelas peças que não são comuns nem no cotidiano e nem nos churras brasileiros.

Ou seja, uma picanha e um filé mignon, por mais que sejam cortes de alto valor, não aparecem nessa lista. Usualmente, você acaba encontrando essas opções em cardápios ou churrascos.

Portanto, os cortes especiais vão além de serem apenas carnes gourmet ou cortes gourmet. Para serem assim considerados, é necessário que sejam de fora dos nossos costumes e culturas.

Então, os cortes especiais de carne bovina que trazemos hoje são:

  • Prime Rib
  • Brisket
  • Short Rib
  • T-Bone
  • Ancho
  • Chorizo
  • Wagyu A5

Famosos e icônicos dos churrascos americanos, dos nossos hermanos e dos japoneses. Explorar algumas culturas diferentes para descobrir novas gastronomias é a ideia, certo?

Então agora, vamos logo ao ponto!

7 cortes especiais de carne

1- Prime Rib

Muito famoso nos BBQ, o Prime Rib é o queridinho de muita gente e com certeza sempre desperta a curiosidade.

Ele é retirado da 6º a 11º costela do boi e ainda conta com uma parte do ombro (sendo então do contra filé). Então é uma parte bem grande e valorizada do boi, por isso é um dos cortes especiais de carne bovina.

Reconhecido pela sua suculência e sabor, o Prime Rib é um corte bem imponente. Para fazer é importante ter atenção a alguns detalhes. No vídeo abaixo você visualiza o passo a passo certinho dessa carne gourmet:

2- Brisket

Fonte/Reprodução: Bonappetit

Quer saber como fazer um churrasco americano? Então separa uma parte do Brisket e umas boas horas para caprichar no processo do smoked (defumação).

Isso mesmo, esse é um corte gourmet do qual é necessário uma preparação bem específica. O que causa esse ponto é o fato de que o Brisket é o peito bovino, uma parte mais rígida do boi.

Portanto, para a carne atingir uma boa maciez, ela passa muito tempo defumando com a técnica Low&Slow (Baixo e Devagar). Essa é uma das principais características dele e por isso o faz um dos cortes especiais de carne bovina.

No vídeo abaixo do Netão Bom Beef você confere direitinho como funciona:

3- Short Rib

Fonte/Reprodução: Grelhar

Retirado entre a 1º e 5º costela do boi. Por incrível que pareça, se trata de uma parte do miolo do acém que conta com um pequeno pedaço de osso.

Mas como assim? Acém sendo considerado um dos cortes de carne especial? Não é da carne moída?

Muito se engana quem pensa que carne gourmet é só de uma parte específica do animal. Diversos fatores influenciam na qualidade final, como os cuidados e a procedência.

Então sim, é possível considerar o acém como um corte gourmet. O Short Rib de qualidade e escolhido da forma certa com certeza vai conquistar seu churras. A maciez dele é impecável, pode confiar.

Confira como fazer no vídeo abaixo da TV Churrasco:

4- T-Bone

Também conhecido como chuleta, é um corte dois em um. Nele você conta com uma parte do filé mignon e outra de contrafilé ou chorizo. Deu água na boca aí?

Sua principal e mais visível característica é o osso em T que separa ambas partes. Ele traz um sabor diferenciado ao T-Bone.

Também é muito famoso nos churras estadunidenses, mas vem ganhando cada vez mais nossas terras tupiniquins. Para saber como fazer, é só assistir abaixo:

5- Ancho

Fonte/Reprodução: Empório 481

Agora chegamos nas iguarias sulamericanas que também precisam ser muito bem degustadas. O bife ancho é icônico nas parrillas, mas ultrapassou as fronteiras e conquistou o mundo. Nos EUA, por exemplo, é conhecido como Ribeye.

Ele é retirado da parte dianteira das costas bovinas. Ali no mesmo lugar onde fica o contra filé. No Brasil, também é conhecido como filé de costela.

É famoso por sua maciez e sabor, graças ao marmoreio característico dele. Além disso, possui uma capa de gordura que separa o miolo da Ceja (sobrancelha), sendo essa tida por muitos como a melhor parte do boi.

Diz aí se é ou não é um daqueles cortes especiais caprichadíssimos? Dá uma olhada no resultado dele:

6- Chorizo

Fonte/Reprodução: Empório 481

Nossos hermanos não deixam a desejar quando o assunto é churrasqueada. O Chorizo é mais um corte especial de carne bovina que se consolidou na Argentina. Inclusive, para muitos, foi ele quem tornou a parrilla tão reconhecida.

No boi ele está localizado logo após o ancho. Sendo muitas vezes até confundido um com o outro. Caso tenha curiosidade, temos um conteúdo inteiro que fala sobre a diferença entre Bife Ancho e Chorizo.

Sendo uma das principais o fato dele não possuir um pedaço de carne acima da capa de gordura. Então, visualmente, ele só tem uma gordura que cobre o corte inteiro, sendo mais similar com uma picanha.

Para descobrir como fazer um chorizo perfeito, é só ver o vídeo abaixo:

7- Wagyu A5

Fonte/Reprodução: West Coast Prime Meats

E vamos finalizar nosso conteúdo de cortes especiais de carne bovina com essa peça icônica japonesa. O Wagyu A5 é uma das carnes mais caras do mundo, então é uma carne extremamente gourmet.

É para ser apreciada de forma degustativa com poucas pessoas justamente por isso. Com bastante atenção às suas notas e sabores.

Com muito marmoreio e cuidados extremamente cautelosos na produção. Se trata de um corte que deve importar, por isso o valor todo agregado.

A título de curiosidade, a carne mais cara do mundo é o Kobe Beef. Trata-se de um Wagyu A5 que possui algumas características ainda mais específicas, como por exemplo a região onde o boi foi criado.

Se tiver a oportunidade de fazer essa iguaria, sugiro que assista o vídeo abaixo do Netão Bom Beef: 

O que achou da nossa lista de cortes especiais de carne?

Já provou alguma dessas? Qual tem mais curiosidade de conhecer? Conta para a gente nos comentários.

Se você gosta de conhecer sobre carnes, vale conferir nossa lista demelhores carnes para churrasco. Reunimos 11 opções que valem muito a pena de levar no churras.