Coxão mole é bom para churrasco? [não compre sem ler]

Role marcado no fim de semana e está refletindo se coxão mole é bom para churrasco? Aqui nós falaremos tudo sobre esse corte bastante convencional na culinária, falaremos seus prós e contras e no final ainda te ensinaremos um método de preparo.

O churrasco é uma paixão nacional e todo mundo sabe disso. A carne (ou legumes para churrasco) na grelha dão água na boca de qualquer um.

Normalmente temos as clássicas picanha ou contra filé para levar. Quando se quer ousar, geralmente buscamos cortes especiais de carne para inovar. Só que quando a grana aperta, a gente tenta encontrar outras opções mais em conta.

Nessas horas, peças mais simples podem vir à mente e aí a dúvida surge: coxão mole é bom para churrasco? Se esse for o seu caso, é só seguir com a gente até o fim do conteúdo.

Então agora, sem enrolação, vamos direto ao ponto!

Coxão mole é bom para churrasco?

O que é coxão mole?

Fonte/Reprodução: Mestre Açougueiro

É uma peça bastante conhecida e apreciada da carne bovina. Ela fica localizada na parte traseira do boi, tratando-se de um corte magro e bastante macio.

Não é uma carne fibrosa, possui muitos músculos e boa irrigação sanguínea. Essas características influenciam na sua textura e maciez. Seu sabor é acentuado e apreciado por quem gosta bastante de carne.

Pela sua localização, é considerado uma carne de primeira. Vem de uma parte do boi que é pouco movimentada e por isso, normalmente, é mais macia e suculenta. Portanto, sim, teoricamente o coxão mole é bom para churrasco.

Prós e Contras

Agora que você já sabe que coxão mole é bom para churrasco, é hora de analisar os prós e contras desse corte. Assim você descobre se é uma opção realmente interessante para o seu churrasco ou não.

PrósContras
Carne macia e suculentaNão é convencional churrasco de coxão mole
Sabor marcantePouca gordura
Valor mais em contaDeve ficar entre mal passada ou ao ponto, se não endurece

Se você curte um pouco mais de gordura, pode pedir no açougue para incluir a capa do coxão mole. Assim você adquire um pedaço com uma gordura até similar da picanha e, dependendo da qualidade do produto, com um leve marmoreio.

Então fica a dica de capa de coxão mole para churrasco. Também é uma boa ideia! 🙂

Como temperar coxão mole para churrasco

É um corte bastante versátil e combina muito com diversos temperos. Agora, no que diz respeito a como temperar coxão mole para churrasco, a dica inicial é: sal (grosso, de parrilla ou outro tipo de sal para churrasco).

Se quiser incrementar, você pode incluir um alho e azeite e deixar marinando entre 3 a 5h. Isso dará um sabor a mais que vale a pena testar para experimentar.

Como preparar coxão mole para churrasco

Agora vamos para a parte mais legal que é a de colocar a mão na massa. O ponto positivo é que não tem mistério, basta estar com a brasa forte. Como assim? A gente explica.

Depois de temperar e certificar de que deu conta de como acender a churrasqueira direitinho, é só deixar o carvão queimar por aproximadamente uma hora. A partir daí a brasa deve estar mais forte.

A técnica é colocar uma mão em cima do fogo e, se você conseguir ficar até 4 segundos com ela ali sem queimar, está no ponto ideal para colocar a carne. Aí é deixar a carne por cerca de 7 minutos de cada lado para servir mal passada.

Há muitas variáveis na questão do ponto, como por exemplo a espessura do bife ou se seu corte tiver a capa ou não. Para conhecer mais algumas técnicas desse aspecto, é só ir no nosso conteúdo sobre como acertar o ponto da carne.

[Extra] Netão Bom Beef

Se você quiser conhecer receitas extras e ampliar seu domínio na arte do churrasco, essa dica extra é o que precisa. O Curso de Churrasco do Netão Bom Beef é uma mão na roda para qualquer amante da prática se esbaldar e virar um mestre da grelha.

É o curso perfeito para quem quer levar o seu churrasco do fim de semana para outro patamar. 

Não acredita? Então se liga no currículo do professor: o Netão possui um canal no YouTube só sobre churrasco com mais de um milhão de inscritos. Se quiser ter uma palhinha do quanto o cara manja do assunto, é só dar uma passadinha lá.

Além disso, ele também é dono do açougue gourmet Bom Beef Santos e da Hamburgueria Bom Beef Burgers. Então pode botar fé que ele é referência no assunto.

Você tem acesso a 12 vídeo aulas e ainda a uma live com o próprio Netão para tirar suas dúvidas. Se quiser conferir o quão completo é, basta clicar aqui e ver todas as informações.

E aí, descobriu se coxão mole é bom para churrasco?

Se levar a peça pro churras do fim de semana conta para a gente. Não deixe de conferir o curso do Netão para dar conta de sempre fazer um churrasco incrível, com qualquer peça que tiver 😉

Já que chegou até aqui aproveita para dar uma olhada no nosso conteúdo sobre Dicas para Churrasco Barato. Quem não gosta de economizar, né?