O que é bife ancho? Conheça TUDO sobre esse corte

Já ouviu falar sobre, mas não sabe exatamente o que é bife ancho? Hoje falamos tudo sobre esse famoso corte dos churrascos dos hermanos. Você vai sair daqui entendendo tudo o que precisa saber dele.

O que é bife ancho? O que essa peça tem para ser tão famosa? Como fazer em casa? Qual seu preço médio? Todas essas dúvidas serão respondidas aqui hoje.

Se você gosta de saber sobre os cortes das carnes, dá uma passada também no nosso conteúdo sobre Como Escolher Contra Filé para churrasco 😉

Então sem mais delongas, é hora de conhecer tudo sobre essa beleza que é queridinha de muitos. Depois é só descobrir se também será uma favorita para você!

O que é bife ancho?

É um corte bovino de primeira com alto grau de marmoreio e extremamente icônico nas parrillas. Também conhecido como Filé de Costela, Entrecôte, Noix ou Ribeye.

Fonte/Reprodução: Empório 481

Suas características são a gordura interna que separa o miolo da capa. Além disso, o marmoreio (gordura entremeada) que dá um sabor e textura especial.

A maciez, textura e sabor são os pontos mais admirados do bife ancho. Sendo um dos aspectos que o tornam um dos cortes mais famosos do churrasco sulamericano.

De onde vem o bife ancho?

Dos churrascos argentinos, mas é um corte já bem globalizado. Como falamos acima, ele é conhecido e preparado em diversas regiões do mundo.

Nos Churrascos Americanos, por exemplo, é onde ele é conhecido como Ribeye. Na França é o famoso Entrecôte ou Noix, dependendo da região.

Mas o fato é: seu sucesso se originou na Argentina. Sendo então um dos carros chefes das parrillas dos hermanos, junto com o Chorizo.

Qual parte do boi vem o bife ancho?

Ele está localizado na parte dianteira do boi. Fica entre a 2º e a 6º costela, a partir daí ele perde a parte acima da gordura do miolo.

Ou seja, perde a Ceja (Ribeye Cap). Uma das partes favoritas do bife ancho, para muitos sendo considerada até a melhor parte do boi.

Fonte/Reprodução: Empório 481

Logo em seguida, vem o chorizo. Outro corte muito comentado, se você quiser saber mais da diferença entre bife ancho e chorizo, sugiro que confira nosso conteúdo sobre o tema.

Já deu para perceber como se trata de um corte nobre e desejado, certo? Além de mundialmente conhecido. Agora se tem uma ideia de o que é bife ancho e por que é tão famoso, né?

Qual o preço médio do bife de ancho?

Entendeu o que é bife de ancho, então vamos falar sobre seu preço médio. Pelo que falamos, pode-se imaginar que se trata de um corte nobre, por isso o seu preço acaba sendo mais elevado que o de costume.

Há variações de região para região. Mas para nos embasarmos buscamos no site da Swift, que é conhecida como um mercado da carne.

Nele encontramos um Gran Reserva pelo valor de R$76,96/kg. Para conferir mais informações, clique aqui.

Lembre que é sempre indicado que se pesquise bem sobre as carnes e conheça a procedência delas. Se quiser saber como escolher carne para churrasco, é só visualizar o nosso conteúdo linkado ali.

Como fazer bife de ancho?

Para finalizar o conteúdo sobre o que é bife de ancho, nada melhor do que aprender como fazer. Então, antes de tudo é importante saber que “ancho” é um termo em espanhol que significa largura ou largo.

Logo, para se fazer um bom bife de ancho é indicado que o corte seja com 4cm de espessura, ou aproximadamente dois dedos. 

Quanto aos temperos, para se apreciar o sabor da carne invista em fazer como os hermanos: apenas com sal grosso (ou sal de parrilla).

Os pontos mais famosos para o ancho são:

  • Bleu (apenas selada por fora e crua por dentro)
  • Mal passado
  • Ao ponto

Logicamente isso varia do gosto pessoal de cada um, mas não é indicado que deixe o ancho bem passado. Para melhor aproveitamento, chegue no máximo ao ponto.

Se quiser saber como acertar o ponto da carne, temos um conteúdo completo para você tirar suas dúvidas.

Por fim, se ainda tiver dúvidas de como fazer, dá uma conferida nesse vídeo do Netão Bom Beef. Ele faz os três pontos e explica de forma perfeitamente didática sobre o que é bife de ancho:

Agora já sabe o que é bife ancho, né?

Depois conta para a gente se você já experimentou e gosta desse corte. Eu particularmente amo, hehe.

Aproveita que chegou até aqui e confira também nosso conteúdo sobre o que é Prime Rib. Bom que você sai daqui sabendo tudo sobre cortes especiais de carne 😉