O que é bife de chorizo? De qual parte do boi? É bom? [Guia Completo]

Quer saber o que é bife de chorizo e se é realmente bom? Neste conteúdo você tira todas as suas dúvidas sobre esse corte especial de carne e ao final decide se vale a pena ou não experimentar.

Muitas pessoas já ouviram falar, mas não conhecem de fato. Aí surge a pergunta: o que é chorizo argentino? E é essa a resposta que você encontra aqui.

Além de entender o que é bife de chorizo, também falaremos sobre:

  • Qual parte do boi é o bife de chorizo
  • Preço médio
  • Como fazer

Tá interessado? Por aqui já estamos salivando só de lembrar dessa peça. Então sem mais delongas, bora logo conhecer o que é bife de chorizo e suas características.

O que é bife de chorizo?

Um dos cortes mais famosos do churrasco argentino. Icônico dos nossos hermanos, é conhecido pelo seu sabor acentuado e sua deliciosa capa de gordura.

o que é bife chorizo
Fonte/Reprodução: Empório 481

Sua principal característica é a gordura que cobre a parte superior do corte. Ele também costuma ter um grau de marmoreio bem interessante. Só que, diferente do ancho, ele não possui a Ceja (Ribeye)

Com um sabor acentuado, muitas pessoas substituem a paixão nacional picanha pelo chorizo. Se você gosta de experimentar novidades em churras, vale a pena investir em levar uma peça de chorizo.

De qual parte do boi é o bife de chorizo?

Ok, entendi o que é bife de chorizo, mas qual sua localização? Assim como o Ancho e o Contra filé, ele se localiza nas costas do boi. A diferença é que o ancho está na dianteira e o chorizo está no miolo.

Por ser uma região de baixa movimentação do gado, garante bastante maciez no resultado final. Além disso gerar a capa de gordura e muitas vezes o marmoreio, garantindo uma suculência deliciosa.

Diferenças entre bife ancho e chorizo

Resumindo, as principais diferenças são:

  • A parte do boi: como já falamos, o ancho está na dianteira e o chorizo no miolo do contrafilé
  • Gordura: enquanto o chorizo conta com a capa de gordura, o ancho é mais reconhecido pela gordura entremeada com alto grau de marmoreio

Se quiser entender mais, temos um conteúdo que fala completamente sobre esse assunto. É só dar uma passada nele para tirar todas as dúvidas sobre quais as diferenças entre bife ancho e chorizo.

Preço médio bife de chorizo

O que é bife de chorizo se não um corte nobre? Por ser muito famoso a procura aumenta e, consequentemente, o preço também. 

Então é bom ter em mente que se trata de um corte que demanda um investimento um pouco maior do que outras opções.

A precificação é um fator que varia de região para região. Mas para se ter uma ideia, pegamos os valores do site da Swift. Trata-se de um mercado de carnes que encontramos na internet.

O bife de chorizo da Swift Gran Reserva está com o preço de R$66,87/kg. Se quiser conferir mais informações, é só clicar aqui.

É válido dar uma pesquisada na sua região em açougues de confiança. Se pechinchar, pode ser que consiga algum desconto. Só tome cuidado com a procedência, quando o assunto é alimentação é sempre importante ter atenção com o barato que sai caro.

Se quiser saber como escolher carne para churrasco, temos uma publicação completa sobre o assunto.

Como fazer bife de chorizo

Já sabemos o que é bife de chorizo argentino, quanto custa… então agora é só aprender como fazer essa belezinha para experimentar.

A boa notícia é que se trata de uma peça bastante versátil e ao mesmo tempo similar com a picanha. Você pode começar selando e depois subir no fogo para dar conta de como acertar o ponto da carne.

Não esqueça de assar bem a gordurinha para que fique com aquele sabor inexplicável que só uma churrasqueada de alto nível alcança.

Quanto aos temperos, minha sugestão é que de primeira você fique apenas no sal grosso (ou sal de parrilla). Dessa forma você consegue apreciar melhor a carne e conhecer o corte.

Agora, se quiser algo a mais, esse vídeo do Netão Bom Beef ensina como fazer chorizo com Salsa Criolla:

Parece muito bom também, né? Fica aí a opção para quem gosta de acrescentar sabores e aromas aos pratos.

Gostou do conteúdo sobre o que é bife de chorizo?

Tirou todas suas dúvidas sobre o corte? Agora é só decidir se quer experimentar essa belezinha para descobrir o sabor. Depois não esquece de contar para a gente nos comentários o que achou, hein?

E que tal pular para o nosso conteúdo sobre o que é churrasco americano? Já que você tem interesse por cortes e tipos de churras diferentes do que rolam no Brasil, talvez se interesse por esse também 😀