O que é Prime Rib – Encante todos com esse corte premium

O que é prime rib

Aquele parente chato sempre fala desse corte, reclamando que tá faltando no churrasco? Então agora é a hora de saber o que é Prime Rib e como fazer essa beleza. A chatice não vai falar mais nada porque vai tá ocupado degustando essa delícia.

Brincadeiras a parte, se trata de um corte muito famoso e bastante valorizado. É possível que você já tenha escutado sobre ele por aí e ficado com curiosidade. Afinal, o que é esse Prime Rib e o que ele tem de tão diferente?

Nesse post você vai não apenas tirar todas as suas dúvidas sobre ele como também vai aprender a como fazer essa delícia.

Isso mesmo, você vai sair daqui sabendo o que é Prime Rib e podendo ir direto no açougue comprar o seu para fazer. A animação bateu aí? Então vamos logo para os detalhes dessa delícia.

Leia Também: Como organizar um churrasco de aniversário. Sem dor de cabeça.

O que é Prime Rib

É um corte nobre da costela, sendo considerado a melhor parte dela. O Prime Rib fica entre a 6º e a 11º costela, junto com a peça temos também um pedaço do ombro (ancho ou contra-filé) que brilha ainda mais os olhos.

O que é Prime Rib? Uma costela acompanhada com ancho. Ela é visualmente atraente e tem um sabor único.

O que é Prime Rib
Fonte/Reprodução: Minerva Foods

Existem vários tipos de costela. As mais comuns nos churrascos são as ripas e pontas de agulha. Dentre todas, o prime rib é tido como a sessão premium.

É uma carne de primeira, muito tradicional nos churrascos dos Estados Unidos. É apreciada ao redor do mundo também, recebendo nomes variados. 

O sucesso se dá pela suculência do corte. Ele possui uma quantidade de gordura entre a carne que chega dá água na boca. Além disso, seu osso garante mais sabor e sela muito bem a carne.

O ponto mais indicado é o mal passado. Se você é do tipo que prefere bem passada considere dar ao menos uma chance. Para apreciar todas as características do Prime Rib, é importante estar mal passado. Mas lembrando que isso não é uma regra 🙂

Harmoniza perfeitamente bem com vinhos e quanto a cerveja indicamos uma clássica IPA. O negócio é fino mesmo, viu?

Prime Rib ou Tomahawk?

Essa é uma dúvida bastante comum. Ambos possuem o ancho com a costela e tem um sabor similar. Mas ainda assim, não são a mesma coisa.

Para você saber diferenciar é simples: o tomahawk é maior que o prime rib. Conta com um osso de aproximadamente 30cm.

Então nada de confundir, hein? 😉

Preço

Agora vem a notícia ruim para muitos. Se trata de um corte com um valor bem alto no mercado 🙁

Para ter uma ideia, no site da Intermezzo Carnes você encontra uma opção que sai por R$99,00 o kg. Esse valor pode variar dependendo de onde você estiver ou dos lugares que procurar, só trouxemos esse preço para ter como base.

Mas assim, é um investimento. Caso você queira dar esse agrado pro seu estômago e o das pessoas que gosta, vale conferir nas suas economias. Se for viável, é uma opção experimentar essa delícia. 

Leia Também: Como temperar carne para churrasco para ficar macia – Conquiste elogios

Como fazer um Prime Rib

Agora que você já sabe o que é Prime Ribe, vamos te ensinar em um passo a passo a como fazer. 

Está iniciando no mundo dos churrascos? Pode ficar tranquilo que não tem mistério, é só seguir o que a gente traz aqui. No final também deixamos um vídeo do canal do Netão Bom Beef para você ver como faz e não ter erro 😉

1- Escolha a melhor peça

O primeiro passo para um bom churrasco sempre começa nos bastidores. É essencial que você escolha uma boa peça para que o resultado final não deixe a desejar.

Os pontos principais que você precisa ficar atento na hora de escolher um prime rib são:

  • Marmoreio: verifique bem a quantidade de gordura entre as fibras da carne. Não peque nem pelo excesso e nem pela falta.
  • Cor: a cor da carne deve estar avermelhada e a da gordura não pode ser amarelada
  • Cheiro: o cheiro de carne passada é bastante característico, faça o teste com o olfato para saber se a peça que está levando não é velha
  • Osso: ossos muito largos indicam boi velho, portanto dê preferência para os mais estreitos
  • Elasticidade: pressione o indicador higienizado na carne para fazer o teste de elasticidade

Além disso, tenha certeza de que está em um açougue de confiança. Comprar carne de procedência duvidosa pode ser um grande problema.

2- Preparo

O preparo é simples. Você só deve decidir se irá usar a carne com osso limpo ou sujo. Caso prefira a primeira opção, deve fazer uma limpeza tirando toda a gordura em volta do osso.

Não se esqueça dos temperos. Se for a sua primeira vez fazendo, sugerimos que utilize apenas o sal para conhecer o sabor e entender com o que é que o Prime Rib combina. 

Mas se quiser ousar, esse é o momento de soltar a criatividade hehe

3- Brasa nela

Agora é a hora da mão na brasa. Fique atento a duas coisas: NÃO use espeto, tenha uma pinça para virar. Faça na churrasqueira ou braseiro, é o melhor para as características da carne.

Os tópicos abaixo estão na ordem do que fazer primeiro na churrasqueira:

  • Confira se a brasa está forte. Para medir a temperatura você deve colocar a mão em cima e não conseguir ficar com ela ali por mais de 4 segundos
  • Primeiro você grelha os dois lados da peça. Para saber quando virar, dê um toquezinho na carne, se ela estiver grudada na grade, deixe mais um tempinho.
  • Depois que fizer a crosta dos dois lados, faça o truque de deixá-la em pé com o osso voltado para o braseiro. Isso garante uma selagem delícia para o corte. Logo em seguida é só deixar mais um minutinho com o outro lado para o braseiro.
  • Por fim, é o momento de acertar o ponto. Leve a carne para um lugar mais alto no braseiro. Deixá-la em um canto que ainda está quente, mas que labaredas não chegam. Aproximadamente uns 40cm acima da brasa.

Aí é paciência e esperar. Segurar a ansiedade que tá batendo de conhecer o que é Prime Rib e qual seu sabor. Pegue uma boa bebida e fique conversando com os amigos enquanto a bonita tá sendo feita.

4- Descanso

Sim, ainda temos esse último passo antes da degustação. Sei que pode parecer difícil de se segurar, mas confia no que eu tô te falando. Deixar a peça descansando por uns 4 ou 5 minutos antes de fatiar faz toda a diferença.

Mas por que isso? É judiação? Jamais! Essa etapa é muito importante para manter a suculência da carne e garantir uma textura muito saborosa.

Isso acontece porque nesse tempo do descanso o líquido da carne volta para as fibras, se espalhando igualmente por todas as partes. Você vai ver como é necessária essa pausa 😉

E depois de quatro minutinhos pronto, tudo certo para você e todo mundo comer rezando essa carne incrível que é o Prime Rib.

Leia Também: O que é sal de parrilla

Viu o que é Prime Rib? Bateu aquela vontade de experimentar, né? Depois conta pra gente nos comentários o que achou do corte 😉

Vale a pena dar uma olhada no nosso post de melhores carnes para churrasco. Nessa lista contamos com 11 peças incríveis que todo bom amante de churrasco precisa conhecer.

Comente Abaixo