[Guia] O que é T-Bone? É gostoso? Como fazer no churrasco?

Um guia completo para você entender de uma vez por todas o que é T-Bone e como fazer T-Bone na churrasqueira. Tire todas as suas dúvidas aqui a respeito desse delicioso corte bastante popular e queridinho no país.

Com uma apresentação impecável graças ao ossinho charmoso presente na carne, muito provavelmente você já viu o T-Bone por aí. Seja em um churrasco ou em desenho animado, tem bastante representação dessa belezinha.

Agora, entender o que é T-Bone mesmo e quais são suas características que fazem com que seja tão desejado assim é outra história. Para isso, basta ler tudinho do que a gente traz aqui.

Além disso, te ensinaremos também como preparar e como fazer T-Bone na churrasqueira e também frigideira. Eu avisei que era um guia completo, né?

Se você curte conhecer detalhes dos cortes, passa também no nosso post sobre o que é Prime Rib. Esse também é um famoso nos churras 😉

Então agora sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

O que é T-Bone

Uma peça retirada da quarta traseira do boi que reúne dois cortes diferentes em um. Nele você encontra o Contra-Filé (ou Chorizo) e o Filé Mignon. E entre eles temos a característica que dá o seu nome: um osso em T separando ambos.

Em resumo, é isso o que é T-Bone. Só que o significado por trás disso tudo em linguajar direto é: um corte com duas texturas diferentes, macias, suculentas e muito saborosas.

Ou seja, é um dois em um para você aproveitar tanto um Chorizo suculento com aquela gordurinha tostadinha quanto um Filé Mignon super macio e magro.

No Brasil também pode ser conhecido como Chuleta ou Bisteca. Também existem dois outros cortes que vem dessa mesma região do boi e que são similares ao T-Bone: Porterhouse e Bisteca Fiorentina.

Fazendo da história longa curta, a diferença entre cada um desses cortes é a seguinte:

  • T-Bone: osso em T, Chorizo e até 5cm de Filé Mignon
  • Porterhouse: osso em T, Chorizo e mais de 5cm de Filé Mignon 
  • Bisteca alla Fiorentina: osso em T, Chorizo, Filé Mignon e Alcatra (retirado de uma parte que conta com a junção desses três cortes diferentes)

Com toda essa explicação já ficou bem mais fácil entender o que é T-Bone e como não confundir com suas variações, certo? E já está com água na boca para fazer o seu aí? Então continua com a gente até o final para ver as receitas.

Aproveita para aprender a como escolher contra-filé para churrasco, essa peça que dá cortes deliciosos como o Chorizo e o Ancho.

Como preparar T-Bone

Como fazer T-Bone na churrasqueira

Bom, como somos um blog de Dicas para Churrasco vamos começar ensinando como fazer T-Bone na churrasqueira. A gente é suspeito para falar, mas é nosso modo favorito para essa belezinha.

Com o braseiro forte, comece selando a carne. Para ter uma crostinha crocante boa lembre de girar horizontalmente a carne antes de virá-la. Deixe por aproximadamente 1 minuto, gire e deixe mais 1 minuto e vire. Repita o procedimento do outro lado.

Depois disso, coloque a gordura do Chorizo rapidamente na brasa para dar uma tostadinha. Por fim, para dar conta de como acertar o ponto da carne, a indicação é que suba a grelha e coloque novamente o corte, mas dessa vez com o osso em contato. 

Deixe por uns cinco minutos e pode retirar. Lembre de descansar a carne por 3 a 4 minutos antes de servir e uma dica é finalizar com Flor de Sal (para saber mais dessa beleza, vai no nosso post de tipos de sal para churrasco).

Se ainda tiver com dúvidas, pode conferir esse passo a passo do Netão Bom Beef que é ainda uma aulinha sobre as diferenças entre T-Bone, Bisteca alla Fiorentina e Porterhouse:

Para quem não conhece, o Netão possui esse canal no YouTube com mais de um milhão inscritos onde fala tudo sobre churrasco. Também é dono de um açougue gourmet e de uma hamburgueria delivery e manja muito de carne.

E a boa notícia é que você pode conferir o Curso de Churrasco do Netão Bom Beef. Seu conteúdo conta com 12 vídeo aulas que te ensina como fazer o churrasco perfeito, além de te dar direito a uma live para tirar suas dúvidas com ele.

Para mais informações, é só clicar aqui.

Como fazer T-Bone na frigideira

Agora vamos ensinar como fazer T-Bone na frigideira para caso você queira fazer de um modo mais prático na cozinha mesmo. Ela começa no fogão e finaliza no forno para chegar ao ponto.

Tempere a carne à gosto. Nossa recomendação é: azeite, pimenta caiena ou do reino e sal de parrilla. Depois disso, aqueça a frigideira com manteiga, espere ela derreter e então coloque a bisteca nela.

Espere selar de um lado e vire para o outro. Acrescente um pouco mais de manteiga e espere selar do outro lado. Então é só levar para o forno pré aquecido a 180º e deixar por volta de 6 minutos a mais.

Simples, certo? O vídeo abaixo do canal BBoQ? mostra bem como fazer o corte e ainda ensina a fazer uma farofinha de alho que parece bem delícia:

Melhor do que saber o que é T-Bone é aprender como fazer essa belezinha na manteiga e com farofinha de alho de acompanhamento, né?

Descobriu o que é T-Bone?

Se fizer alguma dessas receitas fala para a gente o que achou depois nos comentários. Lembre de salvar a página nos favoritos para não perder esses passo a passo, viu?

Não deixe de conferir também o curso de churrasco do Netão para ficar expert quando o assunto for churras. Aproveite também para conferir nosso post sobre cortes especiais de carne e siga a leitura conhecendo outras peças deliciosas não-convencionais.