O que é Tomahawk? Descrição, características e como fazer

O que é Tomahawk? Esse corte famoso nos churrascos americanos e que cada vez mais conquista os braseiros nacionais. Aqui temos um guia completo que vai tirar todas as suas dúvidas a respeito dele.

Além de especificar tudo sobre o que é Tomahawk, vamos também te ensinar como fazer Tomahawk na churrasqueira. 

Ou seja, você sai daqui sabendo o que é e ainda como preparar um Tomahawk e como assar um Tomahawk. Ir direto do post para a churrasqueira, fazer essa belezinha.

Então agora, sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

O que é Tomahawk

É um corte especial de carne retirado da parte dianteira do lombo do boi, ou seja: de suas costelas. Em outras palavras: o Tomahawk é uma espécie de Prime Rib (que também é conhecido por aqui como Filé de Costela).

A grande diferença entre um e o outro está no osso. Convencionalmente, é chamado de Tomahawk o Prime Rib que conta com um osso com mais de 30cm. Bem grande, né?

Esse tamanho todo é bem chamativo visualmente, mas a vantagem vai além de apenas essa. O osso garante um sabor diferenciado para a peça, além de ser um ótimo condutor de calor.

E esse é um grande fator da fama do Tomahawk: ser extremamente saboroso e suculento. A peça vem de uma parte do contra filé, então conta com o bife ancho em seu meio. Isso significa bastante marmoreio.

Essa gordura entremeada ajuda na suculência e em deixar o paladar mais amanteigado. Deu água na boca aí? Porque só de escrever aqui já bateu a vontade.

Uma curiosidade que vai ajudar a você não confundir mais o que é Tomahawk é a razão por trás do nome. Tomahawk faz referência ao machado usado pelos índios norte americanos.

Fonte/Reprodução: Empório 481

Tudo a ver o formato, certo? Graças a essa estatura toda, você também pode ver gente chamando por aí de “carne dos Flinstones”.

Como fazer Tomahawk na churrasqueira

Agora que você já entendeu o que é Tomahawk, é hora de aprender como preparar Tomahawk e como assar um Tomahawk. Então fica com a gente até o final para não ter dúvidas e não fazer besteira, hein?

Se liga nesse passo a passo bem didático e prático:

  1. Retire a carne da geladeira 30 minutos antes e prepare direitinho a churrasqueira
  2. Leve a carne para o braseiro forte para selar em todos os lados
  3. Após selada, suba para ficar a uns 30 ou 40cm de altura da brasa
  4. Tempere com um pouco de sal (grosso ou de parrilla) e pimenta do reino
  5. Tenha paciência e cuidado, um corte desses precisa ser tratado com carinho
  6. Quando o lado que estiver virado para cima começar a evidenciar a suculência, é a hora de virar
  7. Espere a mesma reação acontecer e então retire a carne da churrasqueira
  8. Deixe descansando de 3 a 5 minutos (depende do tamanho do corte) e sirva

Para fatiar será necessário separar o osso da carne, cortando bem rente mesmo. Depois disso, você faz os cortes de forma perpendicular a onde estava o osso.

Se ainda não estiver confiante quanto à preparação, se liga nessa super indicação. O Netão Bom Beef, dono de um canal com mais de um milhão de inscritos e mestre nas churrasqueiras, já ensinou como assar um Tomahawk direitinho:

O vinagrete de abacaxi que ele ensina deve dar todo um toque especial, viu? Depois dessa verdadeira aula, acredito que não terá mais dúvidas de como preparar Tomahawk.

Inclusive, se você for fã de verdade de uma boa churrasqueada, fica a nossa dica aqui: o Curso de Churrasco do Netão é uma belíssima ideia. Com ele você tem acesso a 12 vídeo aulas que ensinam tudo sobre carne e churras.

E você ainda tem direito a participar de uma live para tirar dúvidas diretamente com ele. Nada melhor do que aprender com quem é realmente profissa, né? Se quiser saber mais informações, clique aqui.

Tirou todas as dúvidas sobre o que é Tomahawk? Aproveita e engata no nosso conteúdo sobre o que é Chorizo.

Descobriu direitinho o que é Tomahawk?

Agora salva esse conteúdo aí para você ter ele na mão na hora de assar o seu. Aproveita a empolgação também e dá um pulo no Curso de Churrasco do Netão, assim você já fica expert no que diz respeito ao bom churras.

Se essa é uma das suas paixões, vale também dar uma ida na nossa publicação sobre Dicas para Churrasco. São conteúdos que vão te ajudar a dominar ainda mais essa belezinha e conhecer mais dos seus equipamentos.