TOP 3 | Qual a melhor costela para assar na churrasqueira

Quer saber qual a melhor costela para assar na churrasqueira? Selecionamos o Top 3 para você saber quais são as queridinhas da grelha e ter uma ideia de como fazer.

Saborosas, suculentas e, quando bem feitas, super macias. A costela é um corte que chama a atenção de qualquer um e costuma ser a protagonista do role.

Só que é muito importante conhecer qual a melhor costela para assar na churrasqueira e ver direitinho como fazer para não dar errado. Para te ajudar nisso, se liga nas opções que você vai conhecer mais no nosso Top 3:

  • Costela Ponta de Agulha ou Minga
  • Costela Ripa
  • Costelinha Suína

As três mais famosas e comuns de se encontrar. Já tá com água na boca querendo saber mais? Então segue com a gente para ver mais detalhes.

Se quiser, temos um conteúdo sobre as melhores carnes para churrasco. Nele você visualiza uma lista completa para seu churras com 11 opções.

Qual a melhor costela para assar na churrasqueira

1- Costela Ponta de Agulha ou Minga

Se você se pergunta qual a melhor parte da costela para assar na churrasqueira, saiba que a resposta mais popular é essa. A Ponta de Agulha, que também é conhecida como Minga, é simplesmente a mais querida dos churrascos.

Retirada da parte inferior do tórax do boi, é mais macia e suculenta por estar perto do filé. Com ossos mais finos, cartilagem e um marmoreio de dar água na boca. Conta ainda com um sabor impecável que o tutano do osso garante à peça. Como pode ver,  faz jus à sua fama.

Outro ponto extremamente positivo é seu preparo. O tempo para assar é bem menor do que a Ripa, sendo de aproximadamente 4 horas.

Para fazer uma boa costela Minga na churrasqueira, comece fazendo marcações de losangos na gordura e depois a tempere com sal (grosso ou de parrilla) e pimenta. A marcação ajudará a carne a pegar o tempero.

Depois disso, leve ela para a brasa para selar. Deixe por aproximadamente 20 minutos de cada lado. A temperatura do braseiro não deve ser muito alta e se quiser incrementar o sabor, acrescente lenha ao carvão.

Depois de selada, embrulhe no papel alumínio, deixe o grill mais alto e coloque ela lá. Nessa etapa você deve deixar por mais 3 horas, aproximadamente.

Para ilustrar bem o processo, basta conferir o vídeo abaixo do Netão Bom Beef:

Ele manja muito, né? Uma dica extra aqui é conferir o curso de churrasco do Netão. Nele você terá acesso a 12 vídeo aulas e uma live para tirar dúvidas com ele.

2- Costela Ripa

O segundo lugar do Top 3 de qual a melhor costela para assar na churrasqueira é a Ripa. Também muito famosa e saborosa, seu único ponto é o tempo de preparo de aproximadamente 8 horas para ficar no ponto.

Diferente da Minga, ela é retirada da parte superior do tórax do boi. Portanto, é uma carne um pouco mais seca e conta com ossos maiores (atente-se a isso na hora de pesar no açougue!)

Apesar dessa questão, também é possível fazer uma bela Ripa na churrasqueira. Com paciência e confiança, é impressionante o resultado.

Para isso, lembre somente de separar um bom tempo. A etapa inicial da preparação é similar a da Ponta de Agulha. Faça a marcação losangular e tempere bem antes de colocar na churrasqueira.

Depois disso, coloque no fogo com o osso virado para baixo. Ele irá ajudar a conduzir calor para a carne facilitando o processo todo. Deixe lá por 8 horas para depois virar e finalizar assando a gordura.

A dica de colocar uma lenha junto ao carvão também é interessante aqui. O vídeo abaixo do Netão mostra todo o processo: 

3- Costelinha Suína

A última do nosso Top 3 qual a melhor costela para assar na churrasqueira é a suína, que agrada mais o paladar de alguns. Além disso, ela é clássica em churrascos americanos principalmente se for com o famoso barbecue.

Ela é menor do que as outras, é possível fazer rapidamente. Mas se quiser o defumado, o bom é deixar por aproximadamente 3 a 4 horas. 

Para dar o efeito de American BBQ, invista em temperos como o Dry Hub e também no molho. Além disso, se tiver uma Pit Smoker seria o ideal, mas se não tiver use técnicas para dar mais fumaça. Não deixe de colocar a lenha junto com o carvão.

Comece fazendo os losangos e temperando. Depois coloque na churrasqueira e após 3 horas retire de lá. Embrulhe no papel alumínio e pronto, só retornar.

Para alguns, essa é a resposta de qual a melhor parte da costela para assar na churrasqueira. Então vale a pena dar uma chance.

O vídeo abaixo do canal Churrasqueadas com participação do Lion BBQ mostra bem esse passo a passo com todos os detalhes das técnicas. Além de passar uma receita bacana para tempero e molho:

Quer saber como fazer churrasco americano? Então cola nessa publicação nossa que tem um passo a passo completo para você 😀

E aí, qual a melhor costela para assar na churrasqueira para você?

Conta nos comentários qual a sua opinião. Amo as três, mas particularmente prefiro a suína hehe

Não deixe de checar o curso de churrasco do Netão para ficar profissa na brasa.Se quiser engatar em mais leitura, passa agora para nosso post sobre o que não pode faltar no churrasco.