Churrasqueira elétrica ou carvão: prós e contras de cada

Churrasqueira elétrica ou carvão? Trazemos aqui os prós e contras de cada uma para te ajudar a se decidir entre uma das duas.

Churrasco é uma paixão nacional e o momento de decidir ter uma churrasqueira em casa é inevitável para os amantes das carnes (ou até legumes para churrasco) na brasa. A partir daí, escolher qual será sua churrasqueira é uma etapa crucial.

Por isso é importante pesquisar e entender mais sobre esses dois tipos, só assim você escolhe a que é ideal para sua casa. Adequada ao espaço e tipo de ambiente e que une o sabor e qualidade no preparo.

Portanto, para tirar todas as suas dúvidas, fizemos esse post comparativo entre churrasqueira elétrica ou carvão. Ambas contam com suas vantagens e desvantagens, cabe a você definir qual encaixa melhor na sua realidade.

Ainda deixaremos links da Amazon com algumas opções de churrasqueiras para você conferir. Caso queira sair do post já adquirindo a sua, o momento é agora.

Se quiser, temos um conteúdo só sobre tipos de churrasqueira que pode te ajudar muito também nesse processo de escolha. Vai que você encontra um outro modelo diferente, que não seja nem churrasqueira elétrica ou carvão, mas que atenda suas expectativas?

Agora sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

Churrasqueira elétrica

Prós

Começando com os benefícios desse que é um dos tipos de churrasqueira mais modernos. A elétrica ganha muito ponto por sua versatilidade e tamanho, você pode levá-la para praticamente qualquer lugar.

Além disso, por não fazer fumaça, é uma ótima opção para ambientes internos. Então se você mora em apartamento e está se perguntando se deve ir na churrasqueira elétrica ou carvão, vale a pena considerar essa alternativa.

Menos trabalhosa para lidar e assa muito bem bifes. Até mesmo uma picanha é possível de se fazer nela, como podemos ver no vídeo abaixo do Netão Bom Beef:

Temos um conteúdo sobre como fazer um churrasco suculento, ideal para deixar com água na boca;

Contras

No quesito das desvantagens, a principal reclamação é: o sabor não fica idêntico ao de um churrasco feito à carvão. A falta da brasa, do calor do fogo e, até mesmo, de uma fumaça de leve, fazem diferença no resultado final.

Afinal, a carne não ficará com o sabor defumado e dificilmente terá aquela crostinha saborosa do churrasco feito a carvão. 

Outro ponto que deve-se considerar é que a churrasqueira elétrica puxa muita energia. Então você terá esse gasto a mais que faz com que ela seja mais indicada para churrascos pequenos.

Churrasqueira a carvão

Prós

É a mais tradicional e preferida dos churrasqueiros não é atoa. Para o sabor clássico e original de churrasco, ter um braseiro é importante durante todo o processo. Sendo essa sua principal vantagem: o paladar.

Além de que existem cortes que precisam ser feitos na brasa. Geralmente os mais espessos e demorados, como por exemplo o ancho ou mesmo uma costela.

Esses tipos de carne são difíceis de serem feitas em uma churrasqueira elétrica, não tendo o calor necessário para assar. 

É ideal para churrascos maiores, daquelas organizações que você chama a galera e todo mundo se reúne um dia inteiro para o role. 

Então, caso você tenha uma boa área externa e seja muito entusiasta de um bom churras, na hora de decidir entre churrasqueira elétrica ou carvão, é preferível ficar com a última.

Contras

A fumaça que ela produz faz com que seja uma opção nada viável para se ter em qualquer ambiente interno. A não ser que você tenha a tubulação necessária.

Outro ponto negativo é a bagunça e sujeira. Limpar a grelha e mexer com carvão é sempre algo complexo e que marca tudo. Então esteja ciente da função.

A parte inicial de preparar tudo pode ser um pouco mais chatinha também com uma churrasqueira a carvão. Você tem que acender tudo pelo menos 1 hora antes para que a grelha esquente.

Se tiver dificuldades nessa parte pode passar no nosso post sobre como acender churrasqueira. Passamos 5 métodos para você.

Essas são as principais desvantagens da churrasqueira a carvão.

Churrasqueira elétrica ou carvão: qual vale mais a pena para mim?

Como pode perceber ao longo do post, ambos tipos de churrasqueira possuem seus prós e contras. Para tomar essa decisão você deve analisar qual encaixa melhor na sua expectativa, atendendo seu desejo.

Em resumo, para decidir entre churrasqueira elétrica ou carvão, nosso conselho é:

  • Elétrica: mais indicada para pessoas que moram em apartamento ou não possuem área externa. Que não sejam tão fãs de churrasco assim, querendo apenas uma opção mais prática para fazer a carne.
  • Carvão: mais indicada para quem tem ambiente externo e ama churrasco de paixão. Esteja disposto ao trabalhinho a mais que dá para, em troca, apreciar mais as peças.

Se você estiver com interesse em uma elétrica, pode adquirir a sua em um dos links abaixo:

O conteúdo te ajudou a decidir entre churrasqueira elétrica ou carvão?

Depois conta para a gente qual você escolheu e não esquece de salvar nos favoritos para voltar sempre que precisar. Outro conteúdo que pode te ajudar é sobre como assar carne na churrasqueira elétrica.