Como assar carne na churrasqueira elétrica (e não ficar dura!)

Como assar carne na churrasqueira elétrica

Quer saber todos os truques de como assar carne na churrasqueira elétrica dentro do seu apartamento? Depois de ler o post você aprende a fazer um churras daqueles na maior praticidade.

Ela é uma mão na roda para quem mora em apartamento ou qualquer lugar que não tenha uma área externa. Pequenininha, cabe em qualquer canto e dá para manejar tranquilamente.

Além de ser uma coringa para aqueles dias que não rola um solzão ideal para o churrasco fora de casa. Pode confiar, entender como assar carne na churrasqueira elétrica é algo bastante útil para qualquer amante da carninha assada.

Só que vamos ser sinceros, o sabor não fica exatamente igual de quando se faz na brasa. O carvão traz um toque de defumado e isso faz uma falta.

Mas sacar como assar carne na grelha elétrica pode ser um bom quebra galho para determinadas circunstâncias.

Por isso hoje temos diversas dicas de ouro de como assar carne na churrasqueira elétrica e não ficar dura! Perfeito, né? 

E se você é fã de carteirinha de uma carninha e quer aprender TUDO sobre churrasco, a gente indica a Academia de Churrasco. É um curso online perfeito para quem quer ser mestre no BBQ.

Agora bora logo para as dicas de como assar carne na churrasqueira elétrica.

Leia Também: O que é Prime Rib? Encante todos com esse corte premium

Dicas de como assar carne na churrasqueira elétrica

Melhores carnes para churrasqueira elétrica

O primeiro ponto que você deve conferir para ter como assar carne na grelha elétrica é: quais carnes está usando.

O fato é que umas são mais indicadas que outras, visto que a elétrica tem algumas limitações quando comparada com a brasa de verdade. 

Dê preferência para peças que possuem gordura e são macias. Além disso, procure algumas que não possuem um processo demorado. Se não corre risco da carne queimar por fora e não atingir o ponto certo. 

As principais sugestões são:

  • Picanha
  • Fraldinha
  • Alcatra
  • Contra-Filé
  • Franguinho
  • Linguiça
  • Hambúrgueres

Pelo tamanho e tempo que se necessita para fazer, não é aconselhável:

  • Costela
  • Cupim

Como temperar carne para assar na churrasqueira elétrica?

Isso vai do gosto de cada um. O mais indicado é o sal grosso ou sal de parrilla, mas coloque pouco antes de inserir a carne na grelha (ou até mesmo depois). Se for temperado muito antes, pode acontecer de ressecar a peça.

A pimenta também é uma boa, dá um toque especial à carne. Se você fizer um franguinho, pode preparar alguns condimentos para acompanhar.

Resumindo: não tem muito mistério de como temperar carne para assar na churrasqueira elétrica. Você pode fazer da forma que está acostumado.

Leia Também: Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Espessura da carne

É necessário ficar atento a espessura do corte para que não fique ressecado. Logicamente tudo depende do ponto que você quer acertar, mas se você quer aprender a como assar carne na churrasqueira elétrica e não ficar dura, procure cortes mais finos.

No geral o indicado do tamanho é:

  • Mal passada: 3 dedos 
  • Ao ponto: 2 dedos
  • Bem passada: 1 dedo

Se quiser aprender mais truques sobre churrasco, como acertar o ponto e detalhes sobre as carnes, vale a pena conferir a Academia de Churrasco. Mais de 70 módulos com todos os segredos que você precisa conhecer para se tornar um  “Serial Griller”.

Leia Também: [Lista] Melhores legumes para churrasco. Felicidade Veggie!

Temperatura da grelha

O ideal para ter como assar carne na churrasqueira elétrica é fazer quando ela já estiver bem quente. 

Uma dica é ligar e deixar esquentando por uma hora. Para não gastar tanto na conta de energia, deixa um tempo de 15 minutos ou 30 pelo menos. Dessa forma a água da reserva vai atingir uma temperatura elevada e ficará mais fácil de fazer a carne sem deixar ressecar.

Isso acontece porque ela vai chegar no ponto mais rápido e você não vai precisar deixá-la por muito tempo na churrasqueira.

Quando você colocar a peça na grelha é importante que consiga escutar um chiado. Isso indica que a temperatura está alta e a carne já está assando. Delícia, dá até água na boca, não dá? hehehe

Leia Também: Diferença entre bife ancho e chorizo. Tire suas dúvidas aqui.

Confira a água

Uma dica de ouro é: não deixe faltar água na reserva. Isso vai fazer com que você consiga acertar o processo de como assar a carne na churrasqueira elétrica e não ficar dura. Independente de quanto tempo já tiver rolando o churras.

Se ela for evaporando e diminuindo o volume, vá acrescentando água. Isso é essencial para manter a temperatura e garantir a suculência.

Coloque o tanto de água indicado pela bandeja da sua churrasqueira elétria para não correr o risco de gerar fumaça ou queimar a grelha.

Leia Também: O que é dry aged – Como funciona, vantagens sabor e mais

Se ainda estiver com dúvidas, veja no vídeo abaixo do canal do Netão Bom Beef como fazer uma picanha na churrasqueira elétrica:

Leia Também: Como acertar o ponto da carne? Guia para não errar nunca mais

Aprendeu como assar carne na churrasqueira elétrica? Conta para gente depois se deu tudo certo no seu churras hehe

Aproveita para compartilhar com aquele amigo ou amiga que quer fazer um churrasco dentro do apê, mas não sabe se vai ficar bom.

Se quiser mais dicas e aprender todos os truques e segredos dos amantes de churrasco, já sabe né? Vale conferir a Academia de Churrasco

Nela o chef Fred Paim, BBQ Pitmaster e Grillmaster certificado pelos EUA e Europa ensina todos os segredos de um bom churrasco. Interessou? Então clique aqui.

Quer fazer um churras no seu níver, mas não sabe por onde começar? Então dá uma passada no nosso post sobre como organizar um churrasco de aniversário. Fizemos um guia especial para fazer seu evento sem dor de cabeça.

Comente Abaixo