[Guia] Como escolher contra filé para churrasco. Principais cortes.

Como escolher contra filé para churrasco

Comprar essa carne pode ser uma dor de cabeça quando você não conhece muito. Portanto hoje te trazemos um guia de como escolher contra filé para churrasco. A ideia é iluminar a sua decisão.

O contra filé é querido por muita gente. É uma opção de muita variedade, além de ser bem saborosa. Dela retiramos cortes famosos ao redor do mundo, especialmente alguns muito amados pelos nossos hermanos.

Mas o processo de como escolher contra filé para churrasco pode ser um pouco trabalhoso. Você precisa entender e ficar atento a alguns aspectos específicos, como:

  • Procedência
  • Localização
  • Coloração
  • Gordura
  • Maciez

Sendo a localização o ponto principal para aprender de fato como escolher contra filé para churrasco. Mas relaxa, que trazemos tudo timtim por timtim aqui embaixo.

E caso você seja amante de churrasco e queira ficar no mesmo nível dos experts, sem ter mais dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir a Academia de Churrasco. Nela você aprenderá tudo e mais um pouco sobre essa arte do braseiro.

Agora sem mais delongas, vamos te ajudar em como escolher o contra filé perfeito para seu churrasco.

Leia Também: Como temperar carne para churrasco para ficar macia

Como escolher contra filé para churrasco

1- Procedência

O primeiro passo para saber como escolher contra filé para churrasco é ficar de olho na procedência. 

Conheça o açougue, veja se é de confiança e se as carnes que ele oferece são frescas é essencial.

Principalmente o contra filé que é um corte bem grande. Muitas vezes nos vendem uma parte não tão boa como se fosse o que pedimos. Portanto é bom que você tenha esse contato e saiba se a procedência tem certa credibilidade.

Leia Também: O que é sal de parrilla – Vantagens, como e quando usar

2- Localização

Conhecer a localização do corte é essencial para dar conta de como escolher contra filé para churrasco. Ainda mais nesse caso, que é um grande pedaço de carne.

Muita gente ama contra filé. Isso porque é uma parte completa do boi, ela possui muita variedade e opções de corte. Com algumas bem famosas como ancho, chorizo, T-Bone.

E vamos começar do começo para entender a sua localização. O contra filé é retirado das costas do boi, sai da sexta costela e vai até a bacia. 

Ele possui 3 partes principais e aqui nós falaremos dos seus cortes mais famosos:

Parte de cima do contra filé

  • Capa de contra filé: é a parte superior, não é tão macia mas quando assada fica bastante saborosa
  • Bananinha: cortes retirados dos pedaços entre o osso

Meio do contra filé

  • Ancho: uma das favoritas dos hermanos, conhecida pela maciez e sabor. No vídeo abaixo você confere uma boa receita de Ancho feita pelo Fred Paim da Academia de Churrasco:

Inferior do contra filé

  • T-Bone: é uma junção do fim do contra filé, com o mignon e a alcatra. Geralmente possui um osso em T dividindo tudo.

Como você pode ver, dá para extrair muitos cortes bons e famosos do contra filé, o que pode gerar confusão.

Se você ainda tiver dúvidas, deixaremos dois vídeos abaixo do Churrasqueadas com o Netão Bom Beef. Nele visualizamos TODOS os cortes do Contra Filé com e sem osso, é bem interessante para não ficar perdido:

E caso queira ainda mais dicas como essas, a gente indica a Academia de Churrasco. Com ela você saberá tudo sobre o assunto e aprendendo sobre os principais cortes.

Leia Também: O que é Prime Rib? Encante todos com esse corte premium

3- Coloração

O terceiro passo para entender como escolher contra filé para churrasco é a coloração da carne.

Quanto mais vermelho vivo ela estiver, mais fresca ela é. Se você não estiver adquirindo um dry aged, aconselhamos que a preferência pela carne mais avermelhada.

Leia Também: [Lista] Melhores legumes para churrasco. Felicidade Veggie!

4- Gordura

Como se trata de um corte grande, a quantidade de gordura varia dependendo de qual parte você deseja. Além disso, ela também diversifica na forma apresentada, sendo ou uma camada acima ou entremeada.

Apesar disso, a regra geral é buscar por gorduras mais brancas e menos amareladas. Gorduras muito amarelas revelam que o boi é velho, o que só é interessante para dry aged.

Esse também é um critério de como escolher contra filé para churrasco.

Leia Também: Como acertar o ponto da carne? Guia para nunca mais errar

5- Maciez

Por fim, a maciez é sempre um aspecto válido de se avaliar. Principalmente para quem ainda está aprendendo a como escolher contra filé para churrasco.

Higienize as mãos e finque o dedo na carne. Se ela afundar e retornar costuma mostrar uma boa maciez. 

Lógico que irá variar dependendo de qual parte do contra filé você escolher. O ancho por exemplo é muito famoso pela maciez, já a capa da parte superior não tanto.

Leia Também: Como assar carne na churrasqueira elétrica (e não ficar dura!)

O que achou do nosso guia de como escolher contra filé para o churrasco? Deixa nos comentários qual parte desse corte você mais gosta.

Para mais dicas a gente indica mais uma vez a Academia de Churrasco. O curso reúne as melhores informações e segredos dos mestres de churrasco.

Por fim, que tal conferir nosso post sobre como organizar um churrasco de aniversário. Já que você quer evitar a dor de cabeça na escolha da carne, aproveite e confira dicas para a organização de uma vez. Só alegria para sua festa 😉

Comente Abaixo