[Passo a Passo] Como fazer churrasco americano. Sem erro!

Quer fazer um típico BBQ, mas não sabe como fazer churrasco americano? Aqui você confere os 6 passos necessários para não ter erro nenhum no procedimento.

Sim, é isso mesmo. Reunimos tudo o que você precisa saber para aprender de uma vez por todas como fazer churrasco estilo americano. Se liga nessa prévia do passo a passo:

  • Qual churrasco americano?
  • Escolha das carnes
  • Acompanhamentos
  • Temperos e molhos
  • O processo
  • Como servir

Fica com a gente e você vai ver como não é nada de outro mundo! Se você quiser, temos também um conteúdo que fala sobre o que não pode faltar no churrasco. Um checklist que vai te ajudar na organização do seu!

Agora vamos logo entender como fazer churrasco americano!

Como fazer churrasco americano [6 passos]

1- Qual churrasco americano?

O primeiro ponto importante para quem quer entender como fazer churrasco estilo americano é: existem diversas maneiras.

Nós explicamos mais sobre isso no nosso conteúdo sobre o que é churrasco americano, se você não souber direitinho vale a pena conferir. 

Só que resumindo: os EUA são um país imenso com muitas particularidades regionais e isso também reflete no seu BBQ.

No Norte é mais fácil encontrar um estilo de churras “mais parecido com o nosso”, podemos dizer assim. 

Suas principais diferenças são os cortes mais usados, os temperos e a técnica que é feita (geralmente a Pit Smoker, vamos falar mais sobre ela ainda).

Já no Sul, é possível que você veja um churrasco mais parecido com aqueles de filme americano. Com bifes de hambúrguer e salsichas de carro chefe.

Logo, o primeiro passo para quem quer saber como fazer churrasco americano é: decidir qual é o que você quer fazer. A partir disso, seguimos para os próximos.

2- Escolha das carnes

Em seguida, é hora de escolher quais carnes você irá utilizar. Para facilitar o processo vamos citar aqui as principais:

  • Ribs (costelinhas)
  • Brisket (peito do boi)
  • T-bone (parte do lombo com filé mignon e chorizo)
  • Chuck (região do pescoço, acém e paleta)
  • Pork (porco)
  • Sausage (salsicha ou linguiça artesanal também)

Se você estiver interessado em seguir o estilo mais do Norte, que conta com o processo de smoking e defumação, a indicação é que você fique com o Brisket. Uma parte mais dura que, com um cozimento mais lento e trabalhoso, fica bastante saborosa.

Agora, se a sua ideia for fazer algo mais no estilo do Sul, a sugestão é adquirir a parte do Chuck só que moída e a Sausage. Dessa forma você prepara um hambúrguer caseiro e um hot dog caprichados.

As demais opções como o Ribs, T-bone e Pork você pode usar em ambas situações como forma complementar. Servir de entrada antes do prato principal, como o Brisket, ou ser uma alternativa extra para quem acha hambúrguer e hot dog simples demais.

Esse é o segundo passo que você deve ter em mente para sacar como fazer churrasco americano. A escolha das carnes faz toda a diferença, já que são cortes especiais de carne. Bem diferentes dos utilizados aqui no Brasil.

3- Acompanhamentos

Os acompanhamentos mais típicos dos USA são:

  • Espiga de milho
  • Coleslaw (salada de repolho com cenoura)
  • Legumes (aspargos, vagem, pimentão)
  • Salada de batata, maionese e macarrão
  • Creme de milho
  • Chips

Se você estiver ponderando o churrasco com hambúrguer e cachorro quente, não esqueça do pão. Aí rola de incrementar com uma saladinha, maionese e ketchup.

Caso sua ideia seja seguir pelo churrasco com brisket e defumação, não deixe de caprichar nos acompanhamentos. É um costume de lá justamente por se tratar de um churrasco mais demorado para sair. E ninguém gosta de ficar passando fome, né?

Como você pode ver, os acompanhamentos são bem diferentes do que normalmente servimos no Brasil. Não tem farofinha, pão de alho, arroz, vinagrete… é uma experiência diferente, mas que vale a pena!

4- Temperos e molhos

Se você quer saber como fazer churrasco americano, precisa ter em mente alguns temperos e molhos chaves. Enquanto por aqui temos costume de ficar apenas no sal grosso, por lá eles gostam de usar diversas opções para dar mais sabor.

Ok, quais são os principais temperos e molhos do churrasco americano?

  • Barbecue (o clássico agridoce de lá, se tiver que escolher apenas um vá nele)
  • Dry Rub (páprica, açúcar mascavo, pimenta caiena e sal)
  • Pimentas (eles capricham nos molhos e temperos picantes, vale soltar a criatividade)
  • Blue Cheese (de queijo perfeito para saladas)
  • Molho Ranch (de cebola)
  • Molho Italian (um barbecue com mais molho de tomate)

Lembrando que essas são só algumas opções mais marcantes. Você pode gastar a onda nesse aspecto, ter diversas opções para experimentar.

Se tiver curiosidade, o vídeo do canal Mestres do Churrasco te ensina a como fazer um bom molho barbecue:

Vale dizer também que se você estiver optando pelo churrasco mais similar com o do norte, o molho é essencial. Como o processo é mais demorado, você precisa passar de tempos em tempos molho e ainda umidificar para a peça não ficar ressecada.

5- O processo

Essa é a etapa da mão na massa, onde você coloca realmente em prática como fazer churrasco americano.

Para a opção dos hambúrgueres e cachorro quente, não tem muito mistério. É só saber como acertar o ponto da carne e deixar na churrasqueira. 

Não esqueça de que você está fazendo um bife e uma salsicha ou linguiça, bem diferentes de uma picanha ou contra filé. Fique de olho no tempo para não desandar o processo.

Vale dizer que por lá eles geralmente usam uma churrasqueira a gás ou até mesmo churrasqueira elétrica. Não tem muito o costume do carvão, então se você quiser seguir o mesmo estilo deles, a boa é usar uma delas.

Agora, tem também o processo com a Pit Smoker que é um pouquinho mais complexo. Se trata do equipamento onde é feito a defumação dos cortes. No vídeo abaixo você visualiza uma e como usá-la:

Nele você faz o BBQ seguindo a técnica do Low & Slow (baixo e devagar), que consiste em: defumar a carne vagarosamente em baixa temperatura.

Há muita variedade no processo e requer bastante cuidado e atenção. Além disso, é necessário ter a PitSmoker para sair de forma correta.

No vídeo abaixo do canal do Netão Bom Beef você visualiza todas as etapas que deve seguir para mandar um bom e clássico Smoked Brisket:

Deu para ter uma ideia do grau de conhecimento e trabalho que dá, né? Agora se quiser uma outra opção clássica, mas menos complexa, vale tentar uma costelinha com BBQ. Esse é do Churrasqueadas ensinando sem ser no PitSmoker:

6- Como servir

Para finalizar e você sair daqui sabendo tudo o que precisa sobre como fazer churrasco americano, é hora de falar da melhor parte. Como servir essas peças?

Na verdade é bem simples. No churras com bifes e salsicha basta apenas colocar no pão e comer como um burger e hot dog.

Rola de incrementar com saladinha de alface e tomate. Ketchup e maionese (essa não é tão usada nos burgers estadunidenses, mas a gente ama) também são uma boa pedida. 

Para as outras opções, você deve ficar atento apenas aos utensílios necessários. Lembre de ter uma boa faca para churrasco, que dê conta de partir a peça sem muita dificuldade.

Se você tiver optado pelo caminho de PitSmoker, com um Brisket, o vídeo abaixo do canal Crydermans Barbecue é interessante assistir. Ele te ensina a como fatiar a peça de forma correta:

Aprendeu como fazer churrasco americano?

Viu que é totalmente possível, né? É diferente do nosso, mas se organizar direitinho dá tudo certo 😉