[Guia Prático] Como fazer churrasco argentino. 7 passos.

Quer saber como fazer churrasco argentino em 7 passos? Aqui falamos sobre as principais técnicas e diferenças entre nosso churras e o dos hermanos, tirando todas as suas dúvidas.

É fato que o churrasco argentino é famoso no mundo inteiro, com bastante reconhecimento da sua qualidade. Há até uma polêmica que envolve uma dúvida entre quem assa melhor a carne, Argentina ou Brasil.

Deixando essas rixas de lado, é preciso dizer que suas técnicas deixam os cortes realmente saborosos e merecem destaque. Portanto, aprender como fazer churrasco argentino te leva a uma experiência gastronômica e cultural incrível.

Depois de experimentar, você pode chegar a sua conclusão pessoal de qual o churrasco que você mais gosta. Então pronto para colocar a carne na brasa? Se liga nos 7 passos de como fazer churrasco argentino que você deve se atentar:

  • Equipamento
  • Cortes
  • Fogo
  • Preparar
  • Entradas e Acompanhamentos
  • Temperos
  • Bebida

É só um guia base para você saber como começar e quais as diferenças principais entre os dois.

Agora sem mais delongas, vamos para o que interessa 😉

Como fazer churrasco argentino

1- Equipamento

O primeiro ponto de diferença para você ligar sobre como fazer churrasco argentino é: o equipamento. A churrasqueira deles é diferente da nossa, tendo algumas adaptações para ajudar na sua técnica.

Nossos hermanos são adeptos do low and slow (baixo e lento). Ou seja, um churrasco mais devagar, sem ter o fogo alto. Para colocar a carne na parrilla, é preciso que não tenha nenhuma labareda.

É isso que garante a famosa crostinha defumada deles, mas ainda vamos falar mais sobre isso. No que diz respeito ao equipamento, é importante entender isso para sacar o motivo pelo qual o grill deles é diferenciado.

Diferenciado como? A parrilla é inclinada, com um coletor de gordura para que não caia na brasa gerando labaredas. Além disso, você tem diferenças de incidência do fogo para saber onde deixar a carne dependendo de seu corte.

No vídeo abaixo do canal TV Bárbaros BBQ você visualiza bem uma parrilla e ilustra o que falamos aqui:

Se você se pergunta como fazer uma parrilla argentina, pode conferir o passo a passo nesse vídeo do canal Barbecue King:

2- Cortes

Ok, já falamos sobre os equipamentos, agora é hora de conversar sobre os cortes. Afinal, se você quer saber como fazer churrasco argentino, precisa se ligar nos cortes especiais de carne deles.

Famosos por serem carnes de qualidade, essas peças são um dos grandes fatores de consagração das parrillas no mundo. Sendo eles:

Esses são os principais nomes. Chorizo, ancho e asado de tira são os mais famosos e tradicionais. No vídeo abaixo você vê o Netão Bom Beef falando de como fazer asado de tira e ainda mostrando a parrilla dele:

Se você quiser entender mais de churras e de cortes da carne, vale a pena conferir o Curso de Churrasco do Netão. São 12 vídeo aulas que ensinam tudo sobre o tema.

3- Fogo

Esse é um dos aspectos mais importantes. Para os hermanos, um bom churrasco é sobre controle de temperatura e do fogo, sendo peça chave na técnica.

Como já falamos, são adeptos do low and slow (baixo e lento), então geralmente só começam o churrasco com brasas. A medida da temperatura da grelha é: você deve colocar a mão em cima e aguentar ficar com ela lá de 5 a 10 segundos.

Outro fator interessante, é que os argentinos costumam usar lenha ao invés de carvão. Isso agrega um sabor diferenciado do que estamos acostumados ao grelhado, então vale testar.

Lembre de acender a churrasqueira bem antes do começo do churrasco. Para chegar nesse ponto, que é o ideal do churrasco argentino, demora por volta de 1 hora. Se tiver dificuldades nisso, vale conferir nosso post de como acender uma churrasqueira.

4- Preparar

Agora vamos falar sobre a preparação para você que quer saber como fazer churrasco argentino. Não tem muito mistério, mas um detalhe que é interessante de se saber para quem se preocupa em como fazer um churrasco suculento.

A peça deve estar na temperatura ambiente antes de ir para a parrilla. Parece bobeira, mas isso afeta diretamente na hora de assar a carne, influenciando no ressecamento do corte.

Então, lembre de tirar do freezer ou geladeira por pelo menos 15 minutos antes. O máximo é de 1 hora antes, muito mais que isso pode gerar problemas na carne.

5- Entradas e Acompanhamentos

Quer dar um sabor argentino? Capriche em entradas e acompanhamentos dos hermanos. Alguns deles são:

  • Saladas
  • Empanadas
  • Batatas fritas
  • Provolone grelhado
  • Legumes na grelha
  • Mollejas
  • Chimichurri (como molho, estilo vinagrete)

Esse também é um detalhe, mas que é bem diferente do que temos aqui. Vale a pena experimentar para fazer um típico churrasco argentino.

6- Temperos

Guarda o sal grosso para quando for fazer uma picanha. No churrasco argentino, você precisa usar um sal de parrilla, que é aquele com uma granulação média, que fica entre grãos muito finos ou grãos muito grossos.

É o clássico e tradicional usado na argentina. Se quiser, pode deixar para salgar até no final, depois de ter fatiado a carne e antes de servir. Isso não é um consenso, mas é comum encontrar hermanos que temperam dessa forma.

Além disso, o tempero de Chimichurri seco e a salsa criolla também são bastante famosos por lá. Se você quer saber como fazer uma parrilla argentina, vale experimentar 🙂

7- Bebida

Por fim, a bebida para acompanhar e harmonizar com as carnes. Nós brasileiros amamos uma cervejinha gelada para dar aquele grau a mais no churrasco, né?

Nossos hermanos também curtem um álcool a mais, mas no caso eles ficam no vinho. O que também é uma boa opção até para abrir o apetite, hehe.

Para harmonizar com as entradas mais leves como saladas ou legumes para churrasco, vale ficar com um Rosé ou Branco. Agora, para degustar as carnes bovinas, fique com o bom e velho Tinto.

Gostou do guia de como fazer churrasco argentino?

Salva nos favoritos e depois volta aqui para contar como foi a experiência. Não deixe de checar o curso de churrasco do Netão para dominar tudo sobre churrasco.

Se você curte experimentar a gastronomia de outras culturas, dê uma passada no nosso conteúdo sobre como fazer churrasco americano. Depois que fizer a parrilla pode partir para esse 😉