[Dicas] Como fazer um churrasco suculento: de dar água na boca

Quer saber como fazer um churrasco suculento que vai dar água na boca de todos e ainda vai ser falado por aí? Então confira as 9 dicas essenciais que selecionamos aqui para você se tornar mestre nas churrasqueiras.

Queridinho de muita gente, um bom e velho churrasco é quase certo de agradar geral. Tanto pelo role, quanto pelos pratos deliciosos e a bebida geladinha. Geral tem pelo menos um bom momento guardado na memória de um bom churras.

Para isso, muitos fatores influenciam. Dentre eles, a carne que for servida tem seu grande peso… afinal, costuma ser a atração do evento. Portanto, se você quer agradar, é importante saber como deixar a carne suculenta no churrasco.

Nada pior do que estragar algum corte muito bom ou de não suprir as expectativas. Então, para te ajudar, se liga nas 9 dicas que trazemos aqui:

  • Conheça os Cortes
  • Temperatura Carne
  • Temperatura Churrasqueira
  • Espessura Carne
  • Sal
  • Equipamentos
  • Ponto
  • Descanso
  • Estude

Se quiser conhecer quais são as melhores carnes para churrasco, confira nossa lista com 11 opções. Aí é certeza que seu churras suculento vai ser sucesso total.

É um guia completo de como fazer um churrasco suculento e deixar todo mundo pedindo mais. Já tá com interesse? Então vamos logo ao ponto.

Dicas de como fazer um churrasco suculento

1- Conheça os Cortes

O primeiro passo de como deixar a carne suculenta no churrasco é bem inicial. Conheça bem o corte que você estiver usando.

Existem diversas peças disponíveis para churrasco, indo daquelas que são mais convencionais até cortes especiais de carne. Então é importante conhecer bem o que está levando.

Conhecer suas características te ajuda a entender suas demandas específicas para a hora de preparar. 

Por exemplo, o Smoked Brisket é um prato muito comum e saboroso para churrascos americanos. Só que, por ser de uma parte mais rígida do boi, você deve ficar preparando por muito mais tempo.

Há também alguns indicativos que te ajudam a entender como escolher a carne para churrasco por revelarem que são cortes mais suculentos, tipo:

  • Capa de gordura
  • Marmoreio
  • Genética do Boi (é um Angus? Ou Nelore?)
  • Local de onde o corte foi tirado (muita movimentação? Pouca?)
  • Criação

Por fim, lembre sempre de conferir também a procedência. Conheça os cortes e também onde esse corte é feito, em outras palavras, o açougue. Comprar em um lugar duvidoso pode te render uma peça de baixa qualidade.

2- Temperatura Carne

Como fazer um churrasco suculento? Para começo de conversa, com uma carne em temperatura ambiente.

Isso mesmo, nada de tirar a bonita da geladeira e colocar direto na brasa. Isso atrapalha o processo, podendo deixá-la ressecada ou até mesmo te fazer errar o ponto.

Então, uma dica prática é: lembre de retirar a carne da geladeira uns 10 ou 15 minutos antes. Você vai ver que é algo simples, mas que faz toda a diferença.

3- Temperatura Churrasqueira

Só coloque a peça se o braseiro estiver forte ou você vai estragar seu churrasco. Ponto final, não tem conversa.

Para isso, lembre de acender sua churrasqueira cerca de uma hora antes do evento. O ideal é que o carvão já esteja em brasas para não ter nem labaredas subindo.

Se tiver dificuldades, confira nosso conteúdo sobre como acender a churrasqueira. Vai te ajudar a não passar perrengue nem vergonha nessa hora.

Como sei se ela tá na temperatura ideal? Coloque a mão acima da grelha e veja quanto tempo consegue manter ela lá. Se ficar por mais de 5 segundos, ainda não está forte o suficiente.

4- Espessura Carne

Outro fator simples e prático, mas que influencia diretamente em como fazer um churrasco suculento. 

A espessura do corte da carne altera o resultado final, se você tiver com um bife muito fininho ele provavelmente vai ficar ressecado. Então tenha bastante atenção a isso.

No geral, a dica é ter cortes de 2 a 3cm de espessura (por volta de dois dedos de largura). Só que, voltando à primeira dica, lembre-se de conferir as especificidades da opção que você tiver levado para o rolê.

O ancho, por exemplo, é um corte que, como o próprio nome já diz, demanda cortes largos. Há outros que podem ser um pouco mais finos e já está bom.

Então não dê mole com algo simples, mas que pode diminuir a qualidade do seu churras.

5- Sal

Dúvida cruel… quando salgar? Quais os tipos de sal para churrasco? Como fica melhor? As respostas são relativas, tudo depende da técnica e do gosto de quem estiver fazendo.

Só que tem algumas práticas que podem complicar mais a sua vida, já que um fato é: salgar com muito sal e muito tempo antes de levar para a churrasqueira, acaba ressecando a peça.

Isso se dá porque o sal puxa a umidade da carne, deixando mais ressecada. Então, preferencialmente, tempere só um pouquinho antes de colocar na grelha, por volta de uns 10 ou 15 minutos no máximo. Também não exagere na dose, ok?

Se quiser testar, existe também a alternativa de colocar a carne sem tempero na brasa e salgar depois. Nossa sugestão é que você use sal de parrilla ou flor de sal (ou algum outro com granulado médio).

O sal grosso se for usado depois não derreterá, fazendo com que a textura na mastigação não fique boa.

6- Equipamentos

Mais uma dica para se ficar atento que vai te ajudar em como fazer um churrasco suculento são os equipamentos. Confira se seu kit churrasco conta com um pegador, ou se ele é só no espeto e garfo.

O ideal é que você não fure a carne em nenhum momento quando ela estiver na brasa. A não ser que esteja usando alguma técnica específica na preparação, mas de modo geral, perfurar a peça faz com que ela perca seu suco interno.

Por isso o pegador faz tanta diferença. Você pode mexer e movimentá-la, sem perder a suculência interna. Então tenha isso em mente na hora de fazer seu próximo churras.

É mais um detalhe que é inclusive bastante comum de se ver acontecendo nas churrasqueadas, mas que interfere no final.

7- Ponto

Ponto é pessoal, mas é importante ressaltar que, geralmente, quanto mais bem passada, mais ressecada e menos macia. Se você não curte a carne sangrando, é seu gosto, mas busque o equilíbrio perfeito entre a sua preferência e a suculência.

Muitas pessoas se perguntam como acertar o ponto da carne, sendo algo que varia muito de churrasqueira para churrasqueira. Ou de corte para corte também.

Então, não há uma medida exata. Quantidade de tempo certa que você deve deixar para chegar no ponto para mal, por exemplo. 

Nossa dica para não perder a mão é que você sele a carne no lugar que estiver mais quente da churrasqueira e depois suba de andar para acertar. Ou então a movimente para o canto que estiver menos quente do grill.

8- Descanso

Nossa penúltima dica de como fazer um churrasco suculento é de ouro. Muitas pessoas retiram a carne do fogo e já vão direto fatiar… não faça isso. Você vai perder suculência desse jeito.

Uma bobeira dessas e toda a sua preparação alinhadinha pode matar o churrasco perfeito. Ao tirar da churrasqueira, deixe a peça descansando por pelo menos 2 minutinhos. Isso varia dependendo de qual for a espessura do corte, podendo aumentar.

Esse é o tempo necessário para os líquidos se assentarem na peça, dessa forma ao partí-la você não perderá nada.

9- Estude

Sim, estude. Para você aprimorar e fazer churrascos cada vez mais profissionais e apetitosos, não tem jeito. Você precisa pesquisar, entender como funciona e colocar a mão na massa.

A boa notícia é que com a internet fica cada vez mais fácil ter acesso a esses conhecimentos específicos. Ou seja, o seu hobby pode virar algo realmente de primeira apenas consumindo materiais que estão disponíveis para você.

O nosso blog Dicas para Churrasco é um exemplo vivo disso, já que aqui liberamos semanalmente conteúdos para apaixonados nessa arte. Mas não só a gente, diversos canais no YouTube por exemplo divulgam receitas e conteúdos muito ricos. Como:

Sério, é um mundo para você explorar e conhecer as melhores receitas e curiosidades. Além disso, para quem quer investir mesmo nesse lado, vale a pena conhecer o Curso de Churrasco do Netão Bom Beef.

Com ele você tem acesso a 12 vídeo aulas elaboradas pelo próprio Netão. É como se você fosse a um dos workshops dele, só que na sua casa. Ah, e caso tenha alguma dificuldade, ainda tem direito a assistir uma live dele para tirar suas dúvidas.

Completo, certo? Para mais informações é só clicar aqui

Curtiu as dicas práticas de como fazer um churrasco suculento?

Salva nos favoritos para ter na mão sempre que precisar e não esquecer de nenhum desses pontos. Não deixe de passar no curso de churrasco do Netão para ficar ainda mais expert, viu?

Já que chegou até aqui, que tal dar uma conferida no nosso conteúdo sobre os melhores temperos para churrasco? Assim você confere mais dicas para churrasco ainda 😀