Como organizar um churrasco americano? Checklist completo

Quer saber como organizar um churrasco americano sem dor de cabeça? Fizemos um checklist completo para você não esquecer de nenhum detalhe.

Só quem já organizou algum role sabe a dor de cabeça que pode ser. Ter que decidir e arrumar tudo pode nos deixar meio perdido e confuso com o que precisa fazer.

Pensando nisso, fizemos esse checklist de como organizar um churrasco americano. As etapas que listamos aqui são:

  • Planejamento
  • Lista de compras
  • Utensílios necessários
  • Convite
  • Música
  • Decoração

Tudo com ideias práticas para você usar no seu evento e ainda dicas para te ajudar nas escolhas principais. Aproveita e dá uma olhada no nosso conteúdo com o que não pode faltar no churrasco, pode te ajudar também.

Curtiu, né? Então fica com a gente para saber tintin por tintin do que é necessário para dar conta de como organizar um churrasco americano incrível!

Como organizar um churrasco americano

1- Planejamento

A primeira etapa de como organizar um churrasco americano é essencial para que você não se confunda. O planejamento é para produzir um bom evento ou role, tendo tudo anotadinho e decidido previamente.

Então aqui vão os pontos que você deve pensar com calma antes de qualquer coisa:

Convidados

Serão quantas pessoas? O que elas gostam de beber? Quais são as preferências? Todas comem carne? (caso não, aproveita para conferir nosso conteúdo sobre legumes para churrasco)

Tudo isso influencia na organização. Se você estiver com uma grande lista de pessoas, precisa elaborar um churrasco de grande porte. Agora se for menorzinha, só para os mais chegados, demanda um tanto menos de trabalho.

Além disso, essas questões específicas de cada ajuda para que você faça um churras que seja legal para todos. Lógico que não dá para atender as vontade de todo mundo, mas é mais fácil de chegar em um ponto comum para as decisões.

Espaço

Qual o espaço que você tem em mente para o role? Nele cabem todas as pessoas confortavelmente? É aberto ou fechado? É fácil de chegar?

A decisão de onde vai ser é muito importante porque aí você já começa a organizar tendo em mente o local e o que será possível realizar nele ou não.

Ah, se for em um espaço aberto, não esqueça de analisar a possibilidade de chuva, hein?

Qual churrasco americano?

Você pensa em um BBQ daqueles com hambúrguer e hot dog? Ou seria mais puxado para o PitSmoker?

Isso é muito importante porque vai dar total o tom do churras. Além disso, cada um desses dois tem sua particularidade. 

O PitSmoker por exemplo é bem mais complexo e elaborado, então você precisaria ou de contratar um churrasqueiro ou de estudar beeeem. Se quiser ter uma ideia, se liga nesse vídeo do Netão Bom Beef fazendo um Brisket Smoked (clássico de lá):

Se você quiser entender um pouco mais sobre essas questões, sugiro que confira os seguintes conteúdos do site:

De dia ou de noite?

Nem precisa se falar muito sobre essa questão. Qual será o horário? Ele está compatível a certos fatores como:

  • Temperatura
  • Preferência de todos
  • Objetivo do role (é só uma confraternização tranquila ou quer fazer algo mais festa?)
  • Possibilidades do espaço (se tiver um vizinhança perto, por exemplo, pode ser problemática fazer a noite)

Agora uma dica final nessa etapa de planejamento é: dá uma olhadinha no Trello. Trata-se de um planner gratuito onde você organiza suas demandas em cards e boards.

Ele pode ser uma mão na roda tanto para eventos maiores quanto para os mais íntimos. Nele você pode fazer checklists e te ajuda a não se perder no meio de tudo o que precisa fazer.

2- Lista de compras

Depois de ter planejado tudo direitinho, é hora de focar na lista de compras para não esquecer de nada. Separamos aqui os principais itens para facilitar para você:

Carnes

As mais usadas em churrasco americano são:

  • Ribs (costelinhas)
  • Brisket (peito do boi)
  • T-bone (parte do lombo com filé mignon e chorizo)
  • Chuck (região do pescoço, acém e paleta)
  • Pork (porco)
  • Sausage (salsicha ou linguiça também)

Se você estiver pensando em fazer um churrasco dos EUA que conta com a defumação, sua opção principal deve ser o Brisket. Além dele, é possível também fazer Ribs, T-bone ou Pork.

Se quiser fazer hambúrguer e hot dogs, foque no Chuck e Sausage. Lembrando que o Chuck deve ser moído para fazer um bife caseiro 😉

Você também pode fazer outras receitas típicas, como por exemplo o Ribs in Barbie ou Pulled Pork. É uma ideia para se ter de opção também.

Não sabe como escolher carne para churrasco? Então se liga no post que linkamos ali.

Acompanhamentos

Depois da carne, é hora de você saber quais os acompanhamentos típicos do BBQ estadunidense. São eles:

  • Espiga de milho
  • Coleslaw (salada de repolho com cenoura)
  • Legumes (aspargos, vagem, pimentão)
  • Salada de batata, maionese e macarrão
  • Creme de milho
  • Chips

É importante que você tenha em mente que se você fizer de hambúrguer e cachorro quente, o legal é ter pães. 

Já se você seguir para a linha do defumado, é importante ter alguns acompanhamentos caprichados, visto que a carne demora mais para ficar pronta.

Temperos/Molhos

Eles fazem toda a diferença! No nosso churrasco estamos mais acostumados a ter apenas sal grosso (às vezes sal de parrilla) temperando as carnes, certo? Por lá o pessoal capricha nos molhos e temperos, sendo alguns bem característicos do churrasco de lá.

Portanto, compensa pensar quais deles você vai querer presente no seu churras. Tenho certeza que vai brilhar os olhos de todo mundo, se sentindo quase nos EUA:

  • Barbecue (o clássico agridoce de lá, se tiver que escolher apenas um vá nele)
  • Dry Rub (páprica, açúcar mascavo, pimenta caiena e sal)
  • Pimentas (eles capricham nos molhos e temperos picantes, vale soltar a criatividade)
  • Blue Cheese (de queijo perfeito para saladas)
  • Molho Ranch (de cebola)
  • Molho Italian (um barbecue com mais molho de tomate)

Bebidas

Essa parte é muito importante para qualquer churrasco. A gente não pode esquecer nunca da bebida no role.

Se precisar de uma ideia de quantidade, se liga nesse guia base:

  • Refrigerante: um litro por pessoa, sendo meio litro para crianças
  • Cerveja: duas garrafas ou cinco latas por pessoa

Agora, para saber quais comprar, é importante conhecer as preferências dos convidados. Quantas pessoas bebem? Terá crianças? O que gostam de beber?

O que geralmente encontramos no role é uma cervejinha, refrigerantes, sucos e água (não se esqueça da água!). Só que se você quiser inovar para combinar com o tema pode soltar a criatividade.

Quem sabe um ponche daqueles que a gente vê nos filmes? Talvez um gin? Dependendo da verba e de quantas pessoas forem, um whisky pode cair bem. Vinho também é sempre uma boa ideia.

Se quiser uma ajudinha para pensar quais opções harmonizam melhor segue a dica:

  • Esse conteúdo da Grilla Grills indica alguns vinhos para tomar com determinadas carnes de BBQ.
  • esse aqui da cntraveler fala sobre coquetéis para se tomar nos churrascos de verão

E aí, o que tá achando das nossas ideias de como organizar um churrasco americano? Calma que ainda tem mais coisa, hein?

3- Utensílios necessários

O terceiro item do checklist de como organizar um churrasco são os utensílios necessários. Nada pior do que esquecer de comprar algo e perceber só no meio do role, né?

Para te evitar que isso te aconteça, segue uma listinha completa com detalhes para você se lembrar de adquirir tudo:

  • Avental
  • Tábua
  • Facas
  • Espeto
  • Garfo Trinchante
  • Pinça
  • Grelha
  • Carvão
  • Álcool (dê preferência ou álcool gel)
  • Acendedor de Carvão (portátil, papel, insumos…)

Vale dizer que essa é uma listinha geral. Cada role é um role, talvez no seu você necessite de alguma coisa mais específica que não colocamos aí. Então é bom repassar essa lista confirmando se tem algo a mais que precisa ser acrescentado nela. 

Se você é aquele tipo de pessoa fã de churras que sempre está fazendo, dá uma lida no nosso post sobre o que é kit churrasco. Adquirir o seu pode ser uma mão na roda para não esquecer os equipamentos.

4- Convite

O convite você pode fazer de diversas formas. Seja criando um grupo no Whatsapp, ou só mandando mensagem para cada um. O que você se sentir confortável já é válido.

Se quiser gastar uma onda a mais e fazer algo um pouquinho mais elaborado, pode criar um no canva. Lá você possui algumas opções de layouts, elementos e símbolos dos quais você pode aproveitar para criar algo bonitinho.

Como se trata de um churrasco temático, é possível fazer um convite que esteja dentro do tema. Com alguns elementos do churrasco americano 😉

5- Música

O que é um churrasco sem música? Ela que dá o tom do ambiente e cria o clima durante a festa. Portanto, não tinha como esquecer desse ponto em uma lista de como organizar um churrasco americano, né?

Nossa primeira dica é que você crie playlist em apps como o Spotify, Deezer ou até mesmo o YouTube. 

Se você tiver o plano premium de algum deles, é possível fazer download delas. Se não tiver, só se certifique de ter uma boa internet no espaço.

Agora, quais músicas? Depende da sua intenção e do que o pessoal curte. Se você quiser seguir a linha temática dos USA, pode colocar algumas músicas clássicas de lá.

É possível montar a sua, selecionando as músicas que preferir, ou procurar alguma que já esteja pronta. Aqui temos uma playlist do Spotify chamada American BBQ us, acredito que seja bem dentro do tema hehe.

Outra ideia é não estar tão dentro do tema, deixar uma liberdade maior na escolha das músicas. É bem legal criar algo colaborativo, onde outras pessoas possam ir adicionando as opções que gostam e que curtiriam ouvir no role. 

Dessa forma você agrada a gregos e troianos 😉

6- Decoração

A decoração é tudo para eventos temáticos. É com ela que você gera uma imersão total na galera, dando realmente um ar de churrasco americano.

Se você estiver nesse pique todo, vale procurar por inspirações no Pinterest. Pode também procurar por alguns filmes que tenham um BBQ e usar de referência.

Tudo depende da sua empolgação e disposição. Além também do dinheiro, afinal se não estiver afim de investir tanto pode só fazer algo simples mesmo hehe

Se estiver com muita motivação, dá um pulo no conteúdo de churrasco da empresa o que vestir. Sei que seu churras americano pode não ser da empresa, mas você já tira alguns insights de looks adequados para o seu role!

[Extra] Divirta-se!

Para finalizar essa publicação de como organizar um churrasco americano, fica esse lembrete: divirta-se!

Organizar eventos é sempre algo que demanda muito da gente, mas não se esqueça que o melhor churrasco é aquele que a gente se diverte e relaxa.

Imprevistos fazem parte, então se alguma coisa acontecer não precisa ficar se estressando tanto ou martirizando.

No fim das contas o mais importante é curtir com a galera enquanto comem boas comidas. Então não deixe de aproveitar 😀

E aí, sabendo tudo sobre como organizar um churrasco americano?

Conta para a gente nos comentários se esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se tiver alguma dica extra, compartilha no box também para ajudar mais pessoas.
Agora, que tal conferir nossa publicação de Dicas para Churrasco Barato? Já que está prestes a organizar o seu, vai ser legal conferir como economizar um pouquinho no processo.