Lista de utensílios para churrasco. Para facilitar a vida!

Uma lista de utensílios para churrasco que são essenciais e indispensáveis. 10 itens para facilitar sua vida na hora de fazer o churras perfeito.

Essa é uma lista útil para qualquer pessoa amante de churrasqueadas. Isso porque um checklist com os melhores utensílios para churrasco te ajuda a não esquecer de nada que é essencial para a melhor hora do fim de semana.

Quem nunca esqueceu de algo e teve que improvisar na hora? Agora com esse conteúdo você evita passar por isso. Então já salva nos favoritos para voltar sempre que precisar, viu?

E na lista de utensílios para churrasco você encontra:

  • Avental
  • Luvas
  • Tábua
  • Facas
  • Afiador
  • Pegador
  • Garfo
  • Espeto
  • Grelha
  • Mexedor de brasa

Ainda incluímos links da Amazon para você adquirir qualquer um desses acessórios para churrasco que estiver faltando aí. É para sair do post com o kit completo.

Falando em kit, temos um conteúdo só sobre o que é kit churrasco. Se quiser conferir quais são, é só dar um pulo nele.

Agora sem mais enrolação, vamos direto ao ponto.

Lista de utensílios para churrasco – 10 itens essenciais

1- Avental

O primeiro da lista de utensílios para churrasco é o avental. Não tem como, uma das primeiras coisas que você deve ter em mente na hora de reunir tudo para o churras é o avental.

Ele é o seu melhor amigo durante todo o churrasco, impedindo que você suje sua roupa. Vamos combinar que ninguém merece ficar com a blusa suja de carvão ou gordura, é super difícil de limpar.

Não é frescura, é higiene. Além de facilitar sua vida não só durante todo o churrasco como também depois.

Você confere algumas opções de aventais aqui:

2- Luvas

Mais uma que entra no quesito higiene e praticidade para a pessoa que estará a frente do churrasco. As luvas são uma mão na roda para você não ter que ficar lavando a mão toda hora.

Se for luva térmica, também é um item que te ajuda a não se queimar manuseando certos cortes na brasa. Então é bem útil para quem tem mesmo o costume de churrasquear com frequência.

A luva nitrílica também é indicada para o churrasco por ser hipoalergênica e não ter pó na composição. Assim não há problemas em mexer nos alimentos com ela.

O vídeo abaixo do canal Manda Brasa ilustra e explica de forma bem didática o que falamos:

Por isso, ela é o segundo item da nossa lista de melhores utensílios para churrasco. Para adquirir a sua direto é só vir aqui:

Se você quiser saber como acender a churrasqueira, temos um conteúdo completo voltado para isso. Já que está se inteirando sobre os utensílios, que tal também conferir todas as técnicas para não passar mais perrengue na hora de acender?

3- Tábua

Indispensável. É nela que você irá cortar as carnes para churrasco, então se esquecer dela provavelmente vai te atrasar no processo

Inclusive, o indicado é que tenha, pelo menos, duas tábuas. Uma para cortar e a outra para deixar a carne quando estiver temperando. Se quiser deixar ainda mais apresentável, pode ter uma extra para servir.

Não dá para esquecer dessa, então não tinha como faltar na nossa lista de utensílios para churrasco. Se liga em algumas opções para você:

4- Facas

Como que corta a carne sem faca? Não dá, né? Então não tem como, precisavam estar aqui na nossa lista de utensílios para churrasco.

Existem diversas facas para churrasco e temos um conteúdo completo apenas sobre elas. Mas, em resumo, algumas delas são:

  • Faca do Chef
  • Faca de Pão
  • Faca de Desossa
  • Cutelo
  • Faca de fatiar

É necessário que você tenha, pelo menos, uma faca do chef bem boa e afiada. Caso não tenha, confira as opções abaixo:

5- Afiador

O afiador é um dos acessórios para churrasco que vão te salvar de perrengues. Se você tiver com uma charia em mãos, não corre risco de passar raiva com a sua faca.

Basta apenas afiar ela direitinho e pronto, seguir o churras de forma tranquila. Nesse vídeo do canal Churrasqueadas você visualiza como afiar a faca de churrasco:

Se quiser, basta comprar o seu em uma das opções abaixo:

6- Pegador

Um dos segredos para fazer um churrasco suculento: usar pegador. De verdade, você evita furar a carne enquanto manuseia e isso faz com que os líquidos dela não escorram.

Então para ter um churras de primeira, que vai deixar todo mundo com água na boca (literalmente), você precisa de um pegador. Não dá para cortar esse item da lista de utensílios para churrasco.

Confira algumas opções abaixo:

7- Garfo

O garfo trinchante é seu amigo na hora de fatiar a carne, ajudando a fazer de modo simples e rápido. Então também é um dos acessórios super importantes para churrasco.

Lembre-se de que o legal é usá-lo apenas para fatiar a carne já assada e depois descansar. Durante o processo de fazer, o ideal é que não mexa nela com ele para não furar.

Para entender de uma vez por todas esses segredos da carne, sugiro que dê uma passada no Churrasco do Netão. Com ele você tem acesso à módulos e vídeo aulas com o próprio Netão Bom Beef te ensinando.

Para comprar seu garfo, é só ir em um dos links abaixo:

8- Espeto

O espeto é tradicional nas churrasqueadas pelo Brasilzão. Há quem diga que ajuda no processo de como acertar o ponto da carne. Além de ser super indicado para cortes com menor tempo de assamento como a asinha de frango.

Então, por isso, esse é um dos ítens da nossa lista de utensílios para churrasco. Tem gente que prefere usar apenas a grelha, justamente pela questão de deixar o churras mais suculento.

Só que aí são detalhes que vai da escolha pessoal de quem está à frente do churrasco. Afinal, cada um tem a sua própria técnica. Se você é team espeto, dá uma olhada nos links abaixo:

Se você é team espeto, vai curtir nosso conteúdo sobre qual a melhor carne para espetinho. Deixamos quatro sugestões lá 😉

9- Grelha

Já que falamos do espeto, é hora de falar também da grelha. É uma opção para ajudar a manter a suculência das carnes.

Além disso, se você estiver fazendo um churrasco americano, por exemplo, e quiser fazer um hambúrguer, é uma ótima opção

Por fim, lembre sempre de tomar cuidado com a altura para fazer as carnes. Também não deixe de higienizar o item. No vídeo abaixo do Netão Bom Beef você vê como ele limpa a grelha dele:


Se estiver precisando comprar uma por aí, já sabe. É só conferir os links abaixo:

10- Mexedor de brasa

E vamos fechar a nossa lista de utensílios para churrasco com o mexedor de brasa. Nossos queridos hermanos dizem que o segredo do churrasco argentino está no controle do fogo, mais do que na carne em si.

Temos que assumir que a parrillada argentina tem bastante respeito não é atoa, né? Ok que o chorizo e o ancho ajudam na reputação, mas faz todo o sentido esse pensamento sobre controlar o fogo.

Portanto, o mexedor de brasa é algo que vai te ajudar a ter esse domínio melhor com o fogo e, consequentemente, com o churrasco. Então vale muito a pena ter um na hora de fazer o seu.

Abaixo você confere algumas opções:

Curtiu nossa lista de utensílios para churrasco?

Você tem todos os itens ou adquiriu algumas das sugestões? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de salvar nos favoritos. Ah, e caso queira melhorar a técnica no churras, dá um pulo no Churrasco do Netão.

Aproveita que chegou até aqui e dá uma passada no nosso post sobre como escolher carne para churrasco. Ele vai te mostrar em que você precisa estar atento para escolher um corte realmente de qualidade.