Qual o melhor peixe para assar na churrasqueira? Descubra aqui

Encontre aqui qual o melhor peixe para assar na churrasqueira. Saiba quais são as opções mais deliciosas para fazer na brasa e inove no seu churras de fim de semana.

Um peixinho é sempre algo saboroso e até bem leve. É uma alternativa também para quem procura por ideias para churrasco diferente, visto que não é lá muito comum ter essa opção em todos os churrascos.

Além disso, pode ser uma boa para quem quer diminuir o consumo de carne vermelha, mas não deseja abrir mão da brasa. Descobrir qual melhor peixe para assar na churrasqueira será um caminho.

Pensando nesses casos, fizemos esse post. Aqui você encontra os melhores peixes para churrasco, sendo eles:

  • Tilápia
  • Sardinha
  • Salmão
  • Tainha
  • Merluza
  • Atum
  • Tambaqui
  • Dourado-do-mar

Sabia de todos esses? Continua com a gente até o final para conhecer um pouquinho mais das características e dessa forma conseguir definir qual melhor peixe para assar na churrasqueira.

Qual melhor peixe para assar na churrasqueira

1- Tilápia

E começamos a lista dos melhores peixes para churrasco com a tilápia. Um dos peixes mais consumidos no país, bastante versátil e fácil de manusear.

Você pode assá-lo inteiro na churrasqueira, lembrando apenas de limpar antes. É importante deixar no braseiro alto para que chegue no ponto certo. Caso contrário, pode correr o risco de ficar queimado por fora  e muito cru por dentro.

Você pode fazer temperado apenas com manteiga, sal e pimenta do reino. Outra opção também é fazer a marinada indicada pelo Manual do Churrasqueiro, ela leva: shoyu, mostarda, pasta de alho, sal e pimenta do reino.

Você confere o passo a passo dessa receita nesse vídeo:

Vale só dizer que, quanto mais você tempera o peixe, mais ele perde seu sabor característico. Então fique a vontade na hora de escolher como fazer, vai do seu gosto.

2- Sardinha

Qual melhor peixe para assar na churrasqueira? Para muitos, a sardinha. Uma opção leve e mais em conta que fica bastante crocante e saborosa.

Existem diversas formas de fazer. Seja ela inteira, com vísceras e tudo, temperada apenas com sal grosso. Outra opção é comprá-la limpa e aberta e ir com tudo em temperos mais aromatizados.

Por exemplo:

  • Salsinha
  • Azeite
  • Alho
  • Sal

No vídeo abaixo da Larica na Brasa você visualiza essa receita e sua facilidade para ser feita. Além disso, ela faz uma vinagrete de pimentão com torradinha de pão como acompanhamento para churrasco que deve combinar super:

Se você resolver fazer ela inteira e com as vísceras, procure harmonizar com um vinho verde. As vísceras liberam óleos ao ser assada, deixando o peixe bem oleoso. 

Fica muito saboroso e suculento, mas o vinho faz um contraponto que vai te ajudar a apreciar ainda mais.

3- Salmão

Não tinha como responder a pergunta de qual o melhor peixe para assar na churrasqueira e não colocar o salmão, né? É uma opção mais sofisticada e menos em conta, mas dá um belo e saboroso churrasco.

Para fazer vale a pena temperar com azeite, sal, pimenta do reino e um pouquinho de shoyu. Alecrim para aromatizar também é muito bem vindo.

O molho de maracujá também é um clássico na combinação do salmão na brasa. Os ingredientes são:

  • Maracujá
  • Manteiga
  • Mel
  • Sal

Se ainda tiver dúvidas, no vídeo abaixo do canal Churrasqueadas você aprende como fazer essa belezinha:

4- Tainha

Mais uma bela alternativa para quem busca pelo melhor peixe para assar na churrasqueira. A tainha pode ser feita inteira e assada no papel alumínio.

Combina muito bem com manteiga, limão, sal, azeite, pimenta e alho. Tempero clássico de peixe, né?

Você pode limpar a peça, temperar com todos esses ingredientes, enrolar no papel alumínio e deixar na brasa. É uma alternativa para encantar a todos.

Se você quiser ela mais temperadinha, vale conferir essa receita do Zé Almiro do Churrasqueadas:

5- Merluza

Mais uma opção bem em conta para quem quer saber dos melhores peixes para assar na churrasqueira. Porque dicas para churrasco barato são sempre bem vindas, né?

É uma peça simples e que deve ter cuidado com o ponto para não ressecar. Principalmente se você já comprar limpa.

Para incrementar no sabor e dar um toquezinho a mais, você pode incluir um limão, sal e chimichurri. No vídeo abaixo do Manual do Churrasqueiro você confere essa receita:

6- Atum

O melhor peixe para assar na churrasqueira. Por ser firme, é bem difícil de desmanchar na grelha. Além disso, tem um sabor marcante que conquista a todos que experimentam.

Sua pele é bem gordurosa, portanto é para deixá-la na grelha sem virar. No estilo de como se faz salmão.

O atum combina com muitos temperos, como por exemplo o limão, alecrim e a pimenta. Uma forma clássica e bastante sofisticada de se fazer esse peixe é com ele envolto por gergelim e apenas selado na churrasqueira.

Nesse vídeo você confere o passo a passo para fazer essa versão de dar água na boca. Além de contar com um molho caprichado com shoyu, saquê, melaço de cana, pimenta dedo de moça e laranja:

7- Tambaqui

E vamos fechar nossa lista sobre qual o melhor peixe para assar na churrasqueira com o tambaqui. Um delicioso peixão de água doce que é bastante saboroso e fica perfeito para fazer inteiro e com escamas na churrasqueira.

Para deixá-lo ainda melhor você pode fazer um tempero de ervas delicioso com:

  • Cheiro verde
  • Salsinha
  • Coentro
  • Alecrim

Além de pimenta e sal. No vídeo abaixo do Churrasqueadas você vê como fica essa belezinha:

E aí, qual melhor peixe para assar na churrasqueira para você?

Se fizer algum desses, conta para a gente nos comentários depois contando o que achou. Aproveita que chegou até aqui e dá uma passada no nosso conteúdo sobre melhor carne de porco para churrasco.