O que é churrasco americano? Características e diferenças

Provavelmente você já ouviu falar sobre o famoso BBQ, mas não sabe exatamente o que é churrasco americano, certo? Neste conteúdo você tira todas as suas dúvidas a respeito desse estilo de churras famoso e queridinho de muitos.

Quem nunca viu em filme ou série dos Estados Unidos uma reunião da vizinhança onde a galera curte uma boa churrasqueada? Mas será esse realmente o jeito de como é o churrasco americano? É isso que você descobre aqui.

Fica com a gente para descobrir o que é churrasco americano as seguintes diferenças:

  • Carnes
  • Acompanhamentos
  • Temperos
  • Como é a churrasqueira
  • Churrasco americano Vs Churrasco brasileiro

Completinho para você, certo? Então, bora logo descobrir o que é churrasco tipo americano. Ah, e lembre que é aqui que você sempre encontra as melhores Dicas para Churrasco 😉

O que é churrasco americano?

É o estilo típico de churrasco que é feito nos Estados Unidos. Incluindo suas especificidades de técnicas (como por exemplo Pit Smoker), carnes, temperos e acompanhamentos mais utilizados.

Resumidamente, é isso o que significa churrasco americano. Sendo então interessante para quem gosta de explorar culturas diferentes e experimentar novos estilos de alimentação.

Algo que é válido ressaltar é que os Estados Unidos possuem muitas regiões diferentes. Portanto, existem algumas diferenças regionais em como é feito.

Assim como no Brasil há peculiaridades que diferenciam o churras do Sul do churras do Nordeste, por exemplo. Digamos que cada região possui algumas características específicas próprias e isso também ocorre nos EUA.

Então existe um estilo típico de churrasco no norte dos USA e outro no sul. O do norte possui uma similaridade maior com o tipo de churrasco brasileiro, com cortes estilo o Prime Rib ou também o Brisket, que aparentemente são mais parecidos com nossos cortes.

No sul você encontra o que é um churrasco tipo americano daqueles bastante retratados em filmes. Com hambúrguer e salsicha marcando presença nas churrasqueiras.

Agora que você já entendeu o que é churrasco americano e pontuamos sobre as diferenças entre as regiões, vamos falar com mais detalhe sobre suas características.

Quais as carnes do churrasco americano?

Como já falamos, cada estado possui sua particularidade. De modo geral, podemos dizer que os principais cortes encontrados são:

  • Ribs
  • Brisket
  • T-bone
  • Sausage
  • Hambúrguer caseiro (de carne bovina moída)
  • Pork

Para ficar mais claro sobre a variedade, elaboramos uma tabela rápida baseada no conteúdo da Thrillist. Nela temos algumas regiões e qual seu prato de assinatura no BBQ. 

RegiãoPrato de Assinatura
MemphisPulled Pork
North CarolinaPork Shoulder e Pork Ribs
South CarolinaHam ou Pork Butt
Kansas CityBurnt Ends (uma parte do brisket que contém mais gordura)
Central TexasMoist Brisket
East TexasSanduíche de Brisket fatiado
AlabamaSanduíche de Pulled Pork com molho

Já deu para ter uma noção de como é o churrasco americano e o tanto que é diferente daqui, certo? Então agora se prepara para conferir os acompanhamentos. 

Quais os acompanhamentos do churrasco americano?

Os principais acompanhamentos que você encontra são:

  • Milho
  • Pães (para hambúrguer ou hot dog)
  • Coleslaw (salada de repolho e cenoura)
  • Saladas de batata
  • Saladas de macarrão
  • Chips
  • Creme de milho
  • Espetinhos com legumes para churrasco (aspargos, vagem, pimentão…)

A espiga de milho é um clássico de lá, sendo bem marcante para você identificar o que é um churrasco americano.

Quais os temperos e molhos do churrasco americano?

Um dos pontos que mais demonstram a personalidade do churras dos estadunidenses são seus temperos para churrasco e molhos. Bastante criativo nesse aspecto, é possível encontrar uma diversidade de opções:

  • Barbecue
  • Dry Rub (açúcar mascavo, páprica, sal, pimenta caiena)
  • Pimentas
  • Blue Cheese
  • Molho Italian
  • Molho Ranch

Todas essas opções são interessantes para dar mais sabor na carne e acompanhamentos. Além disso, elas também são importantes para manter a suculência dos cortes durante o processo.

Como é a churrasqueira dos Estados Unidos?

Muito diferente da brasileira, que possui brasa e utiliza carvão. A churrasqueira estadunidense (mais conhecida como grill) é mais comum a gás ou elétrica.

Outra opção muito famosa e conhecida é a Pit Smoker. Nela rola o processo low and slow (baixo e devagar), onde as carnes são assadas a lenha de madeira e ficam por um longo tempo defumando até quebrarem as fibras.

Isso se dá por conta da temperatura que não é tão alta quanto a do fogo com carvão. O tempo dá aos cortes um sabor defumado que muitas vezes conta com notas amadeiradas.

No vídeo abaixo você confere um trailer de smoker grill e visualiza rapidamente como funciona esse procedimento:

Esse é mais um ponto marcante do qual você consegue usar para identificar o que é churrasco americano. Se estiver curtindo o conteúdo e quiser conferir mais dos nossos artigos, vale dar uma olhada na nossa publicação de melhores carnes para churrasco.

Churrasco americano Vs Churrasco brasileiro

Por fim, para te ajudar a entender o que é churrasco americano e visualizar suas principais diferenças com o churras brasileiro, deixaremos uma tabela comparativa. Ela ilustra bem os principais pontos que falamos aqui:

Churrasco americanoChurrasco brasileiro
Carnes principais: Ribs, T-bone, Sausage (salsicha/linguiça), Hambúrguer, Brisket, PorkCarnes principais: picanha, fraldinha, contra-filé, linguiça, frango
Acompanhamentos: espiga de milho, chips de batata, salada de batata, coleslaw (salada de repolho com cenoura), creme de milho, legumes (aspargos, pimentão, vagem)Acompanhamentos: farofa, pão de alho, vinagrete, arroz, kaftas
Temperos/Molhos: barbecue, Dry Rub, Pimentas, Blue Cheese, molho italian, molho ranchTemperos/Molhos: sal grosso
Churrasqueira: Pit Smoker, grill sem carvão (a gás ou na energia elétrica)Churrasqueira: brasa (alta temperatura e carvão)

Nessa tabela trouxemos um olhar geral sobre o que é o churrasco americano e até mesmo o brasileiro para fazer a comparação. É importante lembrar que o Brasil e os Estados Unidos são países repletos de estados e particularidades de cada região.

É possível que você realize uma churrasqueada de forma diferente do que falamos aqui. Também pode ser que você encontre um estadunidense que faça seu BBQ com outras técnicas 😉

Esse vídeo do canal Churrasqueadas ilustra como são as diferenças do churrasco americano para o brasileiro. Nele o José Altamira faz um churrasco para o Douglas Starrett, da fábrica Starrett.

Curtiu o conteúdo sobre o que é churrasco americano?

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como é o churrasco americano? Se conhecer algum modo típico diferente do que falamos aqui, conta para a gente nos comentários. É sempre legal saber de novos tipos de churrasqueadas 😉

E já que chegou até aqui, que tal conferir nosso conteúdo sobre o que é Dry Aged? Se você gosta de conhecer tipos diferentes de churrascos, vale a pena entender sobre essa prática específica!