O que é linguiça artesanal? Vale a pena no churrasco?

Churrasco é paixão nacional e uma linguicinha é sempre bem vinda. Para impressionar rola de levar algo mais requintado e tenha se deparado com essa opção… mas afinal, o que é linguiça artesanal?

Esse questionamento pode surgir, principalmente para aqueles que pensam que ela serve só de entradinha para tapear a fome. Saibam que é possível transformá-la em uma das principais atrações do churras.

Como? Descobrindo mais sobre o que é linguiça artesanal e como fazer. Garanto que conseguirá resultados extremamente saborosos e únicos.

Bateu empolgação? Então se liga no que vamos aprender ainda:

  • O que é linguiça artesanal
  • Como fazer sua própria linguiça artesanal
  • Como fazer a linguiça artesanal no churrasco

Temos um conteúdo sobre melhores temperos para churrasco que pode ser interessante. Assim você consegue incrementar sua receita de linguiça artesanal com opções de temperos deliciosas 😉

É para sair daqui e colocar a mão na massa direto. Bora logo pro ponto certo, então?

O que é linguiça artesanal?

Fonte/Reprodução: Espetinho de Sucesso

É uma linguiça preparada de forma qualificada, com ingredientes selecionados e muitas vezes recheada. Em geral, mais bem trabalhada e cuidada do que as industriais que se encontram no mercado.

Para entender melhor, é preciso compreender como é feita a linguiça. Para quem não sabe, a linguiça são as tripas do animal preenchidas com insumos moídos. 

Esse preenchimento pode ser de carne crua temperada ou até mesmo embutidos. Isso é o que irá conferir a qualidade do produto… afinal, se não for bem recheada, deixará a desejar.

É aí que a linguiça artesanal brilha. Quando você adquire, ou até mesmo prepara por conta própria, uma dessas, você sabe com o que as tripas foram recheadas. Podendo até mesmo escolher cortes especiais da carne e adicionando o que for do seu gosto.

Além de ter um sabor especial, ela acaba sendo de mais confiança já que você sabe a procedência do que está dentro dela. Isso é bem bacana e traz mais requinte a essa queridinha dos churras.

Deu para entender o que é linguiça artesanal e a diferença dela para as mais tradicionais, certo? Agora dá para imaginar como essa belezinha vai ser querida no churras.

Vamos combinar que a linguicinha precisa estar em qualquer churrasco. Se estiver organizando algum e quiser uma mãozinha para não esquecer nenhum item essencial como a linguiça, vai no nosso post de o que não pode faltar no churrasco.

Como fazer sua própria linguiça artesanal?

Existem diversas variações dos tipos de linguiça e há um mundo de opções de sabores para se explorar. Deixaremos aqui uma receita geral para você que entendeu o que é linguiça artesanal e quer se arriscar a preparar a sua própria.

Só lembre que é importante ter muito cuidado em todos os processos, extrema higienização. 

Principalmente na parte de lavar as tripas! Se quiser, dá uma olhada nesse vídeo do canal André Vitalino – Charcutaria Artesanal explica tudo sobre as tripas e seus tipos:

Agora, os ingredientes que são comumente necessários para uma linguiça artesanal com queijo mais genérica:

  • 800g de pernil
  • 200g de toucinho
  • 10g de sal de cura
  • 10g antioxidante frescal
  • 9g sal comum
  • 2,5g emulsificante de gordura
  • 100g de água
  • 3,5g de alho em pó
  • 4g salsinha desidratada
  • 250g queijo

Você deve moer o pernil e o toucinho e misturar com os demais ingredientes (com exceção do queijo) e deixar na geladeira por 12h reservado com plástico filme.

Depois desse tempo, você deve picar o queijo, colocar na mistura base. Por fim, é só pegar as tripas já lavadas e hidratadas e ensacar a linguiça.

O processo de armazenamento e higienização é o mais trabalhoso. Mas lembre que é preciso de todo o cuidado do mundo, para fazer uma linguiça artesanal de qualidade e que não faça ninguém passar mal.

Se tiver com alguma dúvida, o vídeo abaixo traz também uma outra receita caprichada onde você consegue visualizar o processo todinho:

Como fazer a linguiça artesanal no churrasco

Ok, entendi o que é linguiça artesanal e até mesmo como preparar uma. Agora, como fazer ela na churrasqueira? É preciso de algum cuidado?

Em geral, não. Só evite furá-la no caso de recheios como o de queijo, assim você não deixa que escorra nada e aproveita todos os temperos e sabores presentes nela.

O vídeo abaixo é do canal do Netão Bom Beef, um churrasqueiro master que domina muito bem essa arte e possui muito conhecimento na área. Ele mostrou em 5 minutos como fazer no seu churras uma linguiça artesanal de queijo:

Se curtir o trampo do Netão, vale a pena dar uma olhada no curso de churrasco dele. É para aprender de uma vez por todas tudo sobre churrasco!

Que tal mais um vídeo extra? Esse do canal TV Churrasco ensina mais uma receita delícia e ainda mostra como fazer no churras:

Como falamos, é sem mistério. O processo é basicamente o mesmo de assar uma linguiça tradicional. A diferença é que você possui muito mais sabor 😉

Caso não se sinta confiante para fazer você mesmo em casa, é só pesquisar pelos açougues da sua região se eles possuem linguiça artesanal. Assim você descobre as opções disponíveis.

Só lembre de ir em um ambiente de segurança, até para se certificar de que é realmente uma peça artesanal. Temos um artigo sobre como escolher carne para churrasco que pode ser útil nesse sentido também.

Conseguiu entender o que é linguiça artesanal?

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários. Se tiver alguma indicação de receita também, vai que você ajuda alguém? Ah, e não esqueça de passar no curso do Netão Bom Beef caso queira ampliar seu domínio na arte do churrasco de qualidade 😉

Já que chegou até aqui, que tal conferir nosso conteúdo sobre como escolher picanha? Esse é um tema útil para qualquer bom amante de churrasco, né?