[Guia] O que preciso saber para montar uma churrascaria. 10 Dicas

O que preciso saber para montar uma churrascaria? Nesse post você encontra dez dicas práticas que te ajudarão a dar os primeiros passos na caminhada rumo ao seu próprio negócio.

O Brasil é o sexto país que mais consome carne no mundo. Isso transforma a churrascaria em uma boa oportunidade de empreendimento, mas é algo que demanda trabalho e tempo.

Portanto se você se pergunta o que preciso para montar uma churrascaria, esteja preparado para dedicação, pesquisas e investimento

A ideia é que as nossas dez dicas com o que preciso saber para montar uma churrascaria iluminem o seu caminho. Te dêem um norte para começar a fazer e organizar, tangibilizando o esforço necessário.

Não é fácil, mas se estruturar e organizar tudo direitinho é completamente possível. Então bora logo ver o que preciso saber para montar uma churrascaria?

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O que preciso saber para montar uma churrascaria

1- Mercado

O que preciso saber para montar uma churrascaria? Uma das primeiras coisas é o mercado. Entender como funciona e todos os detalhes do segmento.

Fazer uma boa pesquisa com análise de:

  • Concorrência
  • Demanda
  • Investimentos
  • Público
  • Fornecedores

Tudo isso te ajuda a estruturar o seu futuro restaurante e a formular sua missão, visão e valores. 

Além de ampliar seu olhar quanto às melhores oportunidades de negócio, auxiliando a melhorar sua noção do empreendimento.

O ideal é procurar por ajuda profissional, já ter alguém no cargo administrativo e de marketing. 

Lembre que nessa etapa quanto mais minuciosa for a sua pesquisa, melhor o seu plano de negócio e, consequentemente, mais organizada sua abertura.

Alguns lugares que você pode buscar por dados e estudar são em sites como IBGE e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Você encontra bastante informação e dados interessantes que te dão uma visão geral ao nicho das churrascarias.

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2- Investimento

Faça um bom estudo de investimento, esse é um ponto crucial do que preciso saber para montar uma churrascaria. Afinal, é importante ter noção de quanto irá desembolsar de início para saber o que cabe na sua realidade.

A média necessária é de R$60 a R$120 mil. Muitos fatores influenciam na variação desses valores, esses números são apenas uma base.

O site do Sebrae disponibiliza um simulador que te dá uma noção melhor. Vale reunir os números e fazer previsões por lá, é uma boa base.

Caso seja um peso inicial muito grande para você, procure por suportes. Seja com um sócio ou entrar em contato com bancos.

Estruture muito bem essa etapa, a ajuda de um profissional da área de finanças é importante. Seu capital inicial é o que indicará por qual caminho você deve seguir e o porte que é possível para seu restaurante.

Tenha pé no chão e busque por alternativas viáveis. Muito cuidado com essa etapa.

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3- Marca

Depois que você fizer uma boa pesquisa de mercado e tiver noção de quanto será possível investir inicialmente, é hora de criar sua marca.

Aqui o ideal é que você tenha auxílio de profissionais do marketing porque são muitos detalhes de branding que devem ser resolvidos. Como por exemplo:

  • Identidade visual
  • Tom de voz
  • Naming
  • Estratégias para inserção da imagem no mercado

Entre outros quesitos. Lembre que a marca é a primeira impressão que você causa no público, portanto é necessário que esteja alinhado exatamente com o que você quer comunicar.

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4- Legislação

Mais um ponto entre o que preciso saber para montar uma churrascaria que é preparatório. Existe a parte burocrática de abrir o seu próprio negócio e as específicas quanto a restaurante.

São diversos aspectos que você deve se assegurar, como por exemplo:

  • Registro de marca
  • Porte da empresa
  • Impostos
  • Regras sanitárias

Esse é o caminho para ter a sua churrascaria regulamentada, há exigências bem específicas que variam bastante. Procure por advogados e auxílio de órgãos como o Sebrae.

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5- Fornecedores

Pense bem sobre os fornecedores. Essa é uma etapa de bastante pesquisa e tomada de decisão. Você deve saber quem irá te entregar a matéria prima que precisa.

Veja bem sobre:

  • Açougues
  • Mantimentos
  • Bebidas
  • Uniformes
  • Produtos de limpeza

Faça uma pesquisa de custo e benefício, ver qual o melhor lugar ou com quem é melhor comprar tais produtos. 

A ideia é que você liste o que será necessário para que a sua churrascaria funcione e decida onde irá adquirir esses objetos. 

Logicamente,  é algo que varia. Com o passar do tempo você ganha uma noção maior do que é realmente necessário e qual o melhor fornecedor, conforme a experiência aumenta. 

Imprevistos e decisões erradas fazem parte do caminho. Só que quanto mais a gente se precaver, melhor para se iniciar. 

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6- Localização

A localização é ponto chave para o sucesso do seu empreendimento. São algumas variáveis que você deve se atentar:

  • Valor imobiliário
  • Concorrentes ao redor
  • Movimentação (o seu público alvo frequenta esse lugar?)

Encontrar o lugar ideal é difícil, provavelmente você terá que adaptar algumas questões. Veja esses três pontos e coloque tudo em uma balança para saber qual é o melhor para seu restaurante.

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7- Espaço

O espaço também é algo relevante na nossa lista do que preciso saber para montar uma churrascaria. 

Você deve levar em conta tanto o espaço físico, no sentido de tamanho suficiente para o salão, cozinha, balcão de atendimento, estacionamento. Quanto também no quesito de decoração, refletir os detalhes para que o ambiente seja alinhado com a marca.

Pode parecer algo mais simples, mas esses detalhes são o que conquistam os consumidores e o tornam fiéis ou não. 

Pense sempre na satisfação do seu cliente, em como você vai atraí-lo a ponto de escolher o seu restaurante ao invés de outro. O espaço é um desses critérios marcantes no processo de decisão.

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8- Equipe

Assim como o espaço e localização, a equipe também é um detalhe que pode ser o diferencial da sua churrascaria. Um time especializado, com bom atendimento e ótima entrega de serviço conquista todo mundo.

Para isso, faça uma seleção criteriosa de cada pessoa que será contratada. Vá além de apenas a experiência, mas confira se a personalidade é afim com a marca.

Um profissional de RH ou alguma empresa especializada em processo seletivo pode servir de grande ajuda nessa hora. Estude bem as melhores formas de contratação para saber quem está entrando.

Além disso, é possível que treinamentos específicos sejam necessários.

Para o atendimento e garçons talvez seja de bom tom dar uma capacitação sobre como falar e lidar com o cliente. É bacana que esteja alinhado com a sua marca, voltando aqui na terceira etapa onde você terá definido o tom de voz e personalidade dela.

O vídeo abaixo do Sebrae SP  traz 12 passos de como fazer um bom atendimento em bares e restaurantes:

Já para quem fica por conta da cozinha, é legal se voltar para a preparação de qualidade da carne. O churrasco pode parecer algo simples e fácil, mas demanda alguns cuidados como acertar o ponto da carne ou saber os melhores temperos, por exemplo.

A Academia de Churrasco é uma boa opção nesse caso. Se trata de um curso completo com o chef Fred Paim, que é BBQ Pitmaster e Grill Master certificado nos EUA e Europa.

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9- Equipamentos

A atenção aos equipamentos também está dentro do que preciso saber para montar uma churrascaria. Ofereça objetos de qualidade tanto para seus funcionários quanto para os clientes.

Mesas confortáveis, pratos sempre limpos e apresentáveis são o mínimo que devemos entregar. Seja bem cauteloso quanto a isso.

Agora para os funcionários certifique de que tenham tudo logisticamente preparado e adequado. Além de uma boa churrasqueira, facas para corte, tábuas, aventais.

Foque em todos os equipamentos específicos necessários para o bom funcionamento e entrega de qualidade da comida.

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10- Divulgação

Por fim, chegamos no último ponto do que é preciso para montar uma churrascaria. De nada adianta estruturar um empreendimento organizado e bem planejado, mas não ser visto pelo público alvo.

Você precisa ter uma divulgação de ponta para garantir que você chegará da forma que almeja ao seu público, garantindo movimento. Isso é essencial e um aspecto definitivo para o sucesso do seu negócio.

Além do marketing, é interessante ter alguém ou uma agência focada somente na publicidade. Alguém que fique por conta do pensamento estratégico e prático da divulgação.

Não se esqueça da divulgação e nem faça algo meia boca. Se você tem um restaurante sofisticado e com seriedade, mas faz uma propaganda amadora, não conseguirá convencer o público.

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Aprendeu o que preciso para montar uma churrascaria? Diga o que achou nos comentários.

Se quiser se profissionalizar nesse ramo, vale a pena conferir a Academia de Churrasco. O certificado que eles garantem com certeza é um bom pontapé inicial para garantir credibilidade e compreender mais o segmento.


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