O que é sal de parrilla – Vantagens, como e quando usar

O que é sal de parrilla

O que é sal de parrilla? Esse famoso tempero dos churrasco dos nossos hermanos tem algumas vantagens e podem dar um toque especial na sua carne. Nesse post você vai saber tudo sobre ele.

Você sabe que temperar a carne é um dos passos essenciais de qualquer churrasco, né? E salgar é uma parte importante que determina a qualidade no final, influenciando no sabor e textura.

Por isso é importante conhecer sobre os tipos de sal que você está usando e se está fazendo de forma certa. Então se você não sabe o que é sal de parrilla, precisa entender sobre o tempero antes de usar.

E hoje nós falaremos sobre o que é sal de parrilla, dizer suas vantagens e como usar. E no final deixaremos uma super dica para você fazer o seu sal de parrilla em casa.

Agora sem mais delongas, tá na hora de saber o que é essa delícia de sal de parrilla.

Leia Também: 11 melhores carnes para churrasco – Pra ninguém botar defeito

O que é sal de parrilla

O que é sal de parrilla
Fonte/Reprodução: Lazer Shop | Esquerda – sal grosso / Direita – sal de parrilla

É um sal muito usado nos churrascos argentinos e uruguaios. Sua principal diferença é a granulação menor que a do sal grosso.

Sendo inclusive conhecido por muitos aqui no Brasil como sal entrefino. Possui menos irregularidades de um grão para o outro. 

Parrillada é como nossos hermanos chamam o querido churrasco e parrilla faz referência à grelha usada para colocar as carnes. Então podemos dizer que a tradução da palavra é algo como sal de grelha ou sal de churrasco.

Usado em carnes mais parrudas, como o bife de chorizo ou de ancho. No vídeo abaixo do canal SteakApp temos uma receita de chorizo na grelha que usa o sal de parrilla no final:

Outra diferença com o sal grosso é a origem. O de parrilla é extraído de uma zona deserta da Argentina, enquanto o outro vem das águas do mar.

Resumindo: O que é sal de parrilla? Um sal intermediário voltado para churrasco, o tamanho dos seus grãos fica entre o sal grosso e o sal fino. Usado principalmente em cortes mais grossos, é bastante saboroso e derrete na boca. Vale muito a pena experimentar.

Quais as vantagens do sal de parrilla

Uma das características diferenciais e vantajosas do sal de parrilla é a uniformidade dos grãos. Isso ajuda na aplicação e no processo de temperar a carne pois garante uma salga uniforme.

Esse aspecto também acontece graças à melhor absorção que a carne tem desse sal. Os grãos menores facilitam essa reação.

Ele é indicado para os cortes mais grossos porque evita que a carne resseque e perca muito líquido. Esse é mais um ponto positivo, nada melhor do que uma carne bem suculenta, certo? A textura fica ó, perfeita.

O único problema é que o sal de parrilla costuma ser bem mais caro do que o tradicional sal grosso. Enquanto o queridinho dos churras brasileiros custa por volta de 4 reais o kg (jogando alto), o sal hermano você encontra por até 20 reais o kg.

Isso pode ser um problemão para qualquer amante de churrasco e de economia hehehe. Mas relaxa que no final desse post a gente te mostra como fazer sal de parrilla em casa 😉

Leia Também: Como organizar um churrasco de aniversário. Sem dor de cabeça.

Como usar sal de parrilla

Agora que já sabe o que é sal de parrilla, está na hora de saber como colocar de forma correta.

E não tem mistério de como usar sal de parrilla. É só depositar o tempero na carne, deixando a superfície dela toda coberta.

Para jogar o sal é indicado que você esteja com a mão acima de 30cm da carne. Outra dica é colocar mais sal na gordura porque ela costuma salgar menos.

No vídeo abaixo do canal JC Fogo e Gelo você confere o churrasqueiro usando sal de parrilla na Costela e no Vazio.

Um detalhe interessante é que você pode usar o sal de parrilla antes ou depois de assar. 

Depois é uma ideia para quando você quer manter toda suculência da carne, porque acaba sugando menos líquido.

Antes é interessante para que você experimente o sabor de um churrasco temperado uniformemente. Com o tempero tendo sido absorvido igualmente por todo o corte.

Como fazer o sal de parrilla em casa

Sim, é uma opção! Para isso, basta ter liquidificador e o famoso sal grosso em casa. É um processo rápido e uma mão na roda para quem quer experimentar o sal de parrilla, mas não está disposto a gastar tanto dinheiro.

No vídeo abaixo você confere o passo a passo completo de como fazer o sal de parrilla em casa:

Uma dica para fazer uma gracinha é bater o sal com algum outro tempero, buscando mais sabor. Talvez um alho triturado junto… hmmmmm, deve ficar bom, né? Se fizer conta pra gente nos depois.

E se você quiser comprar um sal de parrilla já pronto, vamos deixar alguns links aqui embaixo:

Entendeu o que é sal de parrilla? Ficou curioso com o sabor? Deixa para gente nos comentários o que você acha dessa belezinha.

Se quiser mais dicas de temperos você precisa conferir nosso post sobre como temperar carne para churrasco para ficar macia. É certo que com uma das sugestões da lista você vai conquistar elogios de geral.

Comente Abaixo